TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 2 de maio de 2010

Imagem: Kafka by Kafka
Enviado pelo Grozny Arruda

Grata!
Ruy Castro, 01.5.10

Mortos sem sepultura

Quando Alfred Hitchcock morreu, há 30 anos (29 de abril de 1980), foi só uma formalidade. Para Hollywood, Hitch já estava morto. Seu último filme, "Trama Macabra", de 1976, fracassara, e era improvável que, aos 80, o deixassem dirigir outro. Não importava que, num passado quase recente, ele tivesse feito "Janela Indiscreta", "Um Corpo que Cai" e "Os Pássaros". Naquele momento, a Universal o mantinha apenas para visitação, como se empalhado vivo.
É verdade. O estúdio lhe dera uma sala, um telefone e uma secretária, com o que todos os dias Hitchcock ia "trabalhar". Seu expediente consistia em receber aspirantes a roteiristas, analisar projetos e, quem sabe, desenvolver um deles em função de um filme que nunca seria rodado. Ou dar entrevistas para livros a seu respeito. Ou ser apresentado a turistas em excursão pelo estúdio, sendo um dos "highlights" a casa de "Psicose", que nunca foi derrubada.
Assim, os últimos anos de Hitchcock resumiam-se a contar, pela enésima vez, como Grace Kelly era seu ideal de mulher -esperava convencê-la a voltar a filmar com ele-, a falar dos filmes que sonhava fazer e a pensar que ainda era Hitchcock.
A United fez o mesmo com Billy Wilder. O gênio de "Crepúsculo dos Deuses" e "Quanto Mais Quente, Melhor" rodou seu último filme, "Amigos, Amigos, Negócios à Parte", em 1981, aos 74 anos, e passou os 21 anos seguintes encostado, lúcido e amargurado. Mas nada se compara ao desterro de Frank Capra: o diretor de "A Mulher Faz o Homem" encerrou a carreira aos 64 anos, em 1961, com "Dama por um Dia", e só morreu 30 anos depois.
Por que isso? Porque as companhias de seguros não bancavam cineastas a partir de certa idade. Hoje isso não é problema. O português Manuel de Oliveira tem 101 anos e continua lampeiro e dirigindo.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics