TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ilma, Petrópolis, Brazil, 2007

A foto é da Dona Ilma. Foi feita por Lorena, do Blog Conversa em foco, que fotografava pessoas e as entevistava. O Blog parou em 2007. Gostava dele. Hoje revi a entrevista com a Dona Ilma que vivia alone na praça de Petrópolis. Será que ainda está viva?
A entrevista de Lorena:
Ilma Rosa
Durante a entrevista e filmagem da cadela Docinha, da última entrevista, perdi o foco da conversa, ou a Conversa em Foco assim que avistei uma senhora dançando a música da Xuxa, que repetia pela décima vez, com intensidade ensurdecedora e, no mínimo irritante. Pela dança, a senhora parecia bastante animada com o domingo recreativo na praça, ou ainda, deveria gostar bastante de Xuxa...

Lorena: Qual o seu nome?
Senhora: Ilma Rosa de Oliveira
Assim que obtive a resposta, percebi que a animação com a música não era pelo fato de gostar da Xuxa. Ilma parecia um pouco alcoolizada.


Lorena: Quantos anos a senhora tem?
Ilma: Tenho trinta anos.

Lorena: Sempre por aqui na praça?
Ilma: Moro no Siméria.
Parece não ter entendido minha pergunta.
Ilma: Minha mãe morreu e deixou uma casinha lá pra mim.

Lorena: E a senhora mora lá sozinha?
Ilma: Moro com meu menino de dezenove anos.

Lorena: Então você teve filho com onze anos?
Ilma: Nao, tive com...quatorze.

Lorena: Então você tem trinta e três? Ilma começa a rir. A senhora nasceu aqui em Petrópolis?
Ilma: Sim, nasceu todo mundo aqui. Tem ele e tem a menina de dezesseis anos.
Parece estar respondendo a outra pergunta...

Lorena:E a senhora gosta de vir aqui à praça?
Ilma: Eu adoro! Adoro o povo brasileiro.

Lorena: Você sempre vem aqui à praça dançar?
Ilma: Sempre, sempre.

Lorena: O que a senhora faz da vida?
Ilma: Eu sou cinco de fevereiro de sessenta e sete.
Mais uma vez, a reposta não condiz com a pergunta.

Lorena: Fevereiro...
Ilma: Nasci no dia do carnaval, adoro música.

Lorena: Qual a maior loucura que você já fez na sua vida?
Ilma: Nenhuma. Eu prefiro pedir as coisas pros outros. Roubar eu não roubo não, Deus que me livre.
Ilma parece ter levado minha pergunta em outro sentido.


Lorena: Mas a senhora não tem uma historia engraçada pra contar não?
Ilma: Isso aqui foi um tombo que eu levei, estava bêbada.
Mais uma vez, não ouvindo minha pergunta, mostra a enorme cicatriz acima dos lábios. Logo após, uma certa aproximação, no mínimo estranha. Resolvi ir logo.

Lorena:Muito obrigada pela entrevista, até mais!
Ilma: Aqui, vem cá, você não me arruma cinqüenta centavos pra eu tomar um café?


Realmente, preferi não arriscar colocar a mão no bolso. Disse que iria buscar e que voltaria...um dia, quem sabe!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics