O debate sobre a escolha de diretores das escolas municipais tem sidobem raso na Má-ringa. Há várias questões. A primeira é a da escolha. É razoável ter eleições para diretor. Isso não significa que teremos o melhor diretor. É apenas o exercício da escola contra os diretores indicados pelos vereadores. No geral, os vereadores querem indicar os diretores que foram seus cabos e vassouras eleitorais. E, em geral, esses diretores e seus vereadores são semi-analfabetos. O que entendem de políticas públicas educacionais os vereadores? Nada. Infelizmente. A mendicância intelectual da maioria começa quando abrem a boca: não conhecem sequer a língua pátria.
Outra questão é o programa. Um programa para uma gestão escolar exige um diretor bem avançado. Ser diretor para manter a vidinha das regras e leis que existem há séculos, qualquer um pode. Geralmente um diretor faz reuniões, recebe alunos que são considerados "infratores" etc... aquela vidinha de burocrata. MAS, o que uma escola precisa? Penso que um diretor deve lutar por:
1 - uma boa biblioteca. Boa significa livros não didáticos. Livros como os de Carl Sagan, Oliver Sacks... computadores, Cds, vídeos. E uma sala muiiito boa. Não nas valas das escolas. Uma boa biblioteca dispensa a compra de livros didáticos que, cada vez mais, substituem os livros e emburrecem as crianças.
2 - período integral. Países da Europa e mesmo da América Latina mantêm escolas em tempo integral. A escola dividida em períodos é UMA INVENÇÃO nossa. É para poupar "esforços" e não gastar em mais prédios escolares, em professores... ENFIM, é uma coisa de país pobre e corrupto. É melhor ter muitos alunos em uma escola com dois períodos do que diminuir os Ccs e Fgs dos administradores. Ou não?
3 - menos horas aulas aos professores e mais estudos. Professores sobrecarregados se tornam um fardo para as crianças. Não estudam, não leem, não gostam de dar aulas.
4 - a escola deve educar as gerações para o país. A educação formal é algo sério; não é mera repetição de lições péssimas dos livros didáticos. Os livros didáticos devem ser banidos das escolas. Devemos ter laboratórios de ciências, de línguas... para que o conhecimento seja um prazer e não um modo de encher a cabeça dos meninos com baboseiras.
ENFIM, o diretor deve saber ao menos que UTOPIAS existem. E existem vários, inúmeros estudos para se ler. Existem muitas escolas diferentes neste mundo tão igual.
Não é qualquer vereador ou administrador que pode falar ou fazer escola. O resto é escracho mesmo.
****************************************A ilustração com a imagem da Marie Curie é para lembrar que esta ilustre cientista deu aulas para seus filhos e filhos de amigos. Suas aulas foram publicadas no livro editado pela USP. Vale a pena ler. Professores que professam a fé no conhecimento são poucos. Muitos são os vereadores que querem por cabresto na boca dos outros.
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O livro é de 2007. Fonte: EDUSP Título: Aulas de Marie Curie: Anotadas por Isabelle Chavannes em 1907 / Isabelle Chavannes .
Você pode adquirir nas livrarias das Universidades por R$29,90.
3 comentários:
Por favor divulgar, se achar conveniente.
Antecipadamente agradeço
CONVITE
Convidamos profissionais da área da infância e adolescência e todos interessados, para prestigiar o lançamento da Campanha EU AJUDO DE VERDADE, direcionada ao combate da doação de esmolas para Crianças e Adolescentes de Maringá.
Sua presença é fundamental para o êxito desta iniciativa.
Dia: 09 de Janeiro de 2008/6ªfeira
Horário: 15 Horas
Local: R. Bernardino de Campos 581 - VL. Santo Antonio
Mais informações (44)3901-1966 c/ o Conselheiro Tutelar Vandré Fernando
Divulgue a todos seus contatos.
Marta, tem um selo (Prêmio Dardos) p vc lá no meu blog! Se não quiser passar adiante, tudo bem.,., Aguardo vc lá!
BjoxXP!
http://kthyktrine.blogspot.com
Marta....Tira esse verde feio do fundo do teu blog.....Sei lá muda essa cor...Parte pro claro.
Grande abraço
Seu amigo
Silveira
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