TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Freud

Do Leonardo Ferrari, psicanalista, Curitiba
Era para ser uma festa. Não foi. A nova tradução das Obras Completas de Freud trazida à luz pelo senhor Paulo César de Souza, em edição belíssima da editora Companhia das Letras, que me caiu nas mãos ontem à tarde, é uma decepção. Quando abri o tão esperado volume 12 (capa vermelha) e me deparo com “O Instinto e seus Destinos”, não acreditei. Tanto tempo esperei e...nada. Aí vem uma nota “introdutória” do tradutor que afirma a seguinte baboseira: “ao ler essas traduções [os leitores e psicanalistas que empregam termos diferentes], apenas precisarão fazer o pequeno esforço de substituir mentalmente “instinto” por “pulsão” ”. Ora, mas se é para substituir mentalmente, para que nova tradução? Aos leitores que ainda não compraram, recomendo então o trabalho de Luiz Hanns da terrível editora Imago. Infelizmente são apenas três pequenos volumes, mas são três valiosos volumes, pois lá está “Pulsões e Destinos da Pulsão”. Bravo. Não se pode levar a sério um tradutor que confunda “trieb” com “instinkt”. Não é preciso fazer pós-doutorado em alemão na USP para saber que são palavras e sentidos completamente diferentes. Minha querida bisavó Otília, que nunca pisou em uma universidade, me dizia, trazendo seus bolinhos e rosquinhas, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas e o resto da tradução? Desculpem. Mas, quando se troca a lâmina e o cabo de uma faca, não dá para continuar chamando isso de faca. Lá vou eu para Buenos Aires de novo, com a belíssima tradução da editora Amorrortu. O Brasil não terá uma tradução digna das Obras Completas de Freud. Paciência. Terá textos avulsos, pequenos volumes, um ali, outro aqui, enfim. Ao espanhol, queridos leitores, ao espanhol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marta. Você leu na UOL a critica do FHC ao ensino superior brasileiro? Da pra comentar ou sem comentarios é melhor?

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics