TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 21 de junho de 2010


por Luiz Fernando Veríssimo -
20.6.2010
Enviado pelo Grozny, Rio

Grata


Brrrrrr

A última vez que fez tanto frio assim na África do Sul foi na Era Glacial, quando nem eu era nascido.

Só para dar uma ideia: as girafas estão procurando cachecóis do seu tamanho, e os pinguins da Cidade do Cabo trocaram seus fraques por macacões térmicos.

Nós aderimos ao princípio da cebola, que é o de usar camadas sobre camadas de agasalho até um ponto em que o frio desiste de penetrar.

Importantíssimo: proteger as orelhas. Quando começamos a perder partes congeladas, as orelhas são as primeiras a cair. Nada tem sido mais essencial para o nosso trabalho aqui — mais do que o acesso ao Dunga e à internet — do que um gorro para tapar as orelhas.

Se a crônica que escrevi, ainda no Media Center do Estádio Elis Park depois do jogo Brasil e Coreia do Norte, pareceu meio tremida, é porque levei quase meia hora para parar de tremer e conseguir bater nas teclas certas.

Para vencer a tremedeira comecei a pensar em coisas quentes. Uma sopa fumegante. Uma lareira acesa. Um tapete de pele de urso na frente da lareira. A Charlize Theron em cima do tapete de pele de urso, me dando a sopa na boca. Nada adiantava. A tremedeira cedeu ao senso de ridículo ou ao senso profissional, não sei bem qual. Digitalizei a crônica, mesmo com o risco de errar as letras e acabar comentando outro jogo. E as luvas não ajudaram.

Pelo menos a Copa em si está esquentando. Depois das derrotas da Espanha para a Suíça e da Alemanha para a Sérvia, pode dar de tudo — inclusive a lógica.

Os times da Bacia do Prata se encarregaram de compensar a escassez dos primeiros jogos, a Argentina dando de quatro na Coreia do Sul e o Uruguai de três na África do Sul.

Os juízes estão desmentindo o anunciado antes da Copa, que deixariam os jogos correr, só dariam as faltas mais duras e economizariam os cartões amarelos. No jogo Alemanha e Sérvia, por exemplo, quase metade dos jogadores em campo recebeu cartão amarelo. Estados Unidos e Eslovênia também foi um jogo truncado, e muito amarelado, pelo juiz.

Qual é a minha seleção da Copa até aqui? Eu tinha escolhido todo o time da Alemanha, com alguns enxertos da Argentina. Agora preciso de tempo para reformulá-la. Em Copas como esta, o melhor é resistir a entusiasmos muito precoces, e ficar frio. O que é que eu estou dizendo? Frio não, frio não!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics