TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 9 de outubro de 2011

Dialética das eleições....

Rola no facebook ENTREVISTA DE 2010 COM REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
NADA COMO A MEMÓRIA ... DAQUI
Novo reitor defende saraus no câmpus
A Júlio Santiago Prates Filho, doutor e mestre em Matemática, foi eleito o novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Candidato da situação à reitoria da universidade, a chapa de Santiago ganhou as eleições com 62,35% dos votos.

A vice-reitora será Neusa Alto é, doutora e mestre em Educação. Os dois tomarão posse no dia 10 de outubro para um mandato de quatro anos. Na quinta-feira (19), durante a primeira entrevista coletiva como reitor e vice, Santiago e Neusa falaram da necessidade de repor o quadro de funcionários da UEM, hoje defasado em 513 profissionais ¿ 305 técnicos e 208 professores.

"Acredito que ainda neste ano conseguiremos resolver a questão dos docentes", disse Neusa. "Estamos buscando promover ações com o governo do Estado para aprovar essas contratações", comentou Santiago.

Santiago e Neusa obtiveram 5.250 votos. A chapa da oposição, dos candidatos Mauro Luciano Baesso e Julio Damasceno, teve 3.277 votos. O índice de participação dos professores na eleição foi alto: 85,29% dos autorizados a eleger o novo reitor compareceram às urnas.
Os técnicos-administrativos também compareceram em peso: 80,39% votaram. Dentre os alunos,dos 21.014 que podiam votar, 5.302 foram às urnas.O reitor eleito respondeu nove questões feitas pela comunidade ¿ três alunos, três professores e três técnicos ¿ da UEM a pedido de O Diário. Confira as respostas.

"Cabe à próxima administração ampliar recursos para a materialização proposta (a Casa do Estudante) e avançar na sua elaboração, em conjunto com os estudantes"

"Nosso propósito é ampliar a infraestrutura dos câmpus regionais para atender às demandas dos cursos existentes, incluindo a implantação de restaurantes universitários"



Qual providência o senhor vai tomar sobre os sarais organizados por universitários? Há drogas, sexo e álcool nessas festas. (José Isnar Guimarães, agente de segurança do câmpus)

JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Um dos nossos compromissos é proporcionar maior acesso dos estudantes aos programas de cultura e extensão, e uma das propostas para operacionalizar isso é readequar o projeto da Concha Acústica e construir a Praça da Cultura como um espaço para a realização de atividades culturais. Dentro dessa perspectiva, o sarau deve se constituir num espaço de atividades culturais que contribuam com a formação social e cultural dos alunos.


O que o senhor pretende fazer para melhorar os cursos da área de humanas? (Renan Martimiano, estudante de Psicologia)

JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Uma das dinâmicas da universidade é sempre estar atenta à melhoria dos segmentos ensino-pesquisa-extensão. Ações como a informatização dos laboratórios, colocação de kits multimídia nas salas de aulas e uma política voltada para adequação dos recursos físicos e humanos estarão sempre na busca de consolidar a qualidade dos cursos.

 
Como está a situação da Casa do Estudante? Será construída? (Thiago Kwiatkowskyj, estudante de História)

JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Um passo fundamental já foi dado, com a elaboração dos projetos e destinação de recursos iniciais para viabilizar a construção da Casa do Estudante. Cabe à próxima administração ampliar recursos para materialização da proposta e avançar na sua elaboração, em conjunto com os estudantes.


Os outros câmpus da UEM também terão Restaurantes Universitários? E qual será o preço? Breno Daroz, estudante de História)

JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Nosso propósito é ampliar a infraestrutura dos câmpus regionais para atender às demandas dos cursos existentes, incluindo a implantação de restaurantes universitários nos câmpus regionais, com subsídios idênticos aos praticados no câmpus sede.


Como melhorar a comida servida no Restaurante Universitário, que é péssima? É possível ter outro restaurante maior dentro do câmpus? Nelson Pires Cardoso, auxiliar operacional do câmpus)



JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - A refeição servida no Restaurante Universitário segue um padrão nutricional elaborado por nossa nutricionista. No entanto, a carência de pessoal para atender um volume cada dia maior de usuários tem sido um ponto de estrangulamento. No Plano Diretor da UEM não está prevista a construção de outro restaurante maior que o existente.


O senhor vai colocar em pauta no Conselho Universitário, no início da sua gestão, a questão da paridade dos votos na UEM? (Edmilson Andrade, agente de segurança do câmpus)



JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Somos a favor da paridade e a atuação da gestão estará pautada no estabelecimento de permanente e democrático com a comunidade universitária. Encaminharemos, mais uma vez, a questão para o COU.

Quais medidas o senhor vai tomar para melhorar a segurança no câmpus? (Eliana Valéria Patussi, professora do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina)

JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - Nossa missão é procurar compreender os motivos e, na medida de nossas possibilidades, enfrentar a violência, utilizando as técnicas que consideramos mais eficientes, dentre elas, a vigilância preventiva. Para isto, nos propomos a ampliar o número de vigilantes e dar a eles condições de atuação, oferecendo-lhes treinamentos especializados e adquirindo equipamentos que possam garantir a sua eficaz atuação. Embora nosso contingente de servidores dedicados à segurança no câmpus não corresponda ao número ideal, todos estão perfeitamente capacitados para enfrentar os mais variados tipos de conflitos que possam ocorrer.


Como o senhor vai resolver a questão da contratação de técnicos-administrativos, principalmente na Diretoria de Assuntos Acadêmicos, que está inchada? (Luiza Tesumeto, professora do Departamento de Ciências Básicas da Saúde)



JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - A implantação e consolidação de cursos foram elaboradas dentro de um planejamento prevendo um número de professores e funcionários adequado ao bom funcionamento da instituição. Nossas ações sempre serão para agilizar essas contratações e dotar as unidades e subunidades com uma estrutura de pessoal adequada. (E o CAD querendo amassar os professores que não aula em pós-graudação)


O senhor pretende revisar a elaboração do orçamento da UEM e do rateio dos recursos entre as unidades? (Antônio Agenor Denardi, professor do Departamento de Economia da UEM).



JÚLIO SANTIAGO PRATES FILHO - A descentralização orçamentária é uma atividade que visa ao atendimento das necessidades de cada unidade, em sua plenitude. A discussão orçamentária deverá ser retomada junto aos conselhos superiores, visando uma descentralização .



Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics