Minha amiga Regina enviou-me essa lista. Pegou-me na fase de correção de dissertação e artigos dos alunos. Sei que existem as hipérboles, as sinédoques... mas na redação científica é estresse puro! Ninguém lê o que escreveu. Joga para o orientador...e nós, uó...
- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- demasiadamente excessivo
- exceder em muito
4 comentários:
É redundante, mas pode ser aceito como reforço, tipo, "muito, muito quente", ou "excessivamente exagerado", etc. Linguagem científica exige muito, muito raciocínio linguístico. É como aprender outro idioma.
Valei-me meu São Sarapião! Marta, avise à sua amiga Regina que, se vocês derem uma passada d'olhos (chique esta, não?) nas petições dos advogados, em seguida pedirão pra morrer. Tem cada uma! Mas o tal do "em anexo" é praga... abs.
Sao vicios, mas eu aho que sao "perdoaveis", como voce disse pela existencia das figuras de linguagem hiperbole e siredoque os: "certeza absoluta" e o "quantia exata". O resto, eh difici neh?
http://www.pcb.org.br/tropa.htm
Agora de manhã fui levar minha netinha GIGI aí perto de sua casa, e me lembrei que você está atarefada com as correções das pérolas alunensis. TENHA UM ÓTIMO DIA, MArta!
Postar um comentário