Outro dia uma aluna disse-me que a pedofilia na Igreja Católica está relacionada ao celibato. Já expus aqui um bom artigo de Contardo Calligaris mostrando a bobagem dessa relação causa-efeito. Expliquei a ela que a perversão do pedófilo não se liga com a ausência de casamento. Tem a ver com a relação de poder que o pedófilo - casado, desquitado, celibatário etc - quer exercer sobre o Outro.
Fico me estranhando com essas explicações causa-efeito tão simplistas. Isso sempre ocorre. É tão bom contrariar essas "verdades"!
Falando nisso vejo meus alunos com a cultura científica elementar bem rasa. Muito rasa. E quando falo que têm que ler mais, estrilam. Comprei um livro sabádo de Jean-Marc Lévy-Leblond, físico frânces, ensaista, epistemológo. Título: A velocidade da sombra. Nos limites da ciência. Lévy-Leblond apresenta um anexo que chama Um teste elementar de cultura científica. Vejam que teste elementar bacana.
1 - Dê uma breve definição (estilo Petit Larousse) dos termos:
pixel
ecografia
príon
2 - Quanto vale (aproximadamente):
a distância da Terra - Lua
a velocidade do som
o tamanho dos átomos
3 - Quanto tempo se passou (aproximadamente) desde:
a formação da Terra
o desaparecimento dos dinossauros
o aparecimento dos primeiros homens
5 - Quando foi descoberto:
o planeta Jupiter
o código genético
as energia nuclear
5 - Quando foi inventado:
o telefone
a vacinação
o laser
6 - Onde, e em que época, trabalharam:
Darwin
Galileu
Einstein
Ninguém respondeu nenhuma das perguntas elementares. Então, relacionar pedofilia com celibato é um passo.
2 comentários:
Marta assim é fxxxx kkkkkkkk mas mudando de assunto que gata C tá heeeemmmm? ai C eu TI pego hem menina......
Não existe relação de causa e efeito. Isso é certo. Mas há um conjunto de fatores que levam os padres à pedofilia. Talvez o celibato seja algo como um "facilitador". Há outros fatores mais importantes, claro. Você disse bem: trata-se de uma relação de poder. Outro facilitador talvez seja a certeza de impunidade do padre, que se sente protegido pelo "manto da igreja" e estimulado pela confiança que as famílias cristãs depositavam na instituição.
Postar um comentário