TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 7 de outubro de 2007

Heil, Hitler! (Na Má-ringá)


Cala a boca, menino! do Messias Mendes (com atraso)
Alunos de escolas das Zonas 4 e 5, principalmente do Colégio Bygton Júnior, viveram momentos de grande apreensão ontem à tarde. Houve uma operação "intimida menino", com o pretexto de acabar com o que chamam de "mau comportamento dos alunos nos ônibus" .

Os meninos fazem mesmo muita algazarra, mas é só barulho(Messias, não só meninos, mas bota um ônibus de professores, de deputados ...para ver o que sai!), não tem agressividade e nem depredação. Coisa de pré-adolescente, que incomoda um pouco os adultos, mas não passa disso.
O comandante da operação foi um certo Vandré, em nome do Conselho Tutelar. O mesmo chegou a reter alguns passes de estudante.
Transcrevo aqui o texto da Adriane Eliege Siega, que publicou nota no blog Fé e Política. Ela estava na circular 459 e é, na condição de testemunha ocular, que narra os fatos.

++++++
Meu filho de 14 anos estava no ônibus e me contou a versão dele, que bate direitinho com a narrativa da Adriane.Conta Adriane:
"Nas proximidades do Hospital Paraná, ao entrar na rua das Camélias, o Sr. Vandré (do conselho tutelar) ordenou ao motorista: ‘O motorista, assim que passar esse carro o Sr. encosta o ônibus e não abre as portas não’. Um pouco antes da escola Notre Dame o motorista parou o ônibus conforme solicitado.
Então o Sr. Vandré falou em voz alta, praticamente gritando: ‘Agora ninguém mais fala, só eu falo aqui...’ e seguiu discursando que é do Conselho Tutelar e que tem recebido denúncias de que os estudantes estão fazendo muita bagunça no ônibus e estão alí para investigar essas denúncias, que os alunos tem direito de usar o transporte “de graça”, mas não de bagunçar no ônibus e que ‘a partir de agora estamos recolhendo o cartão do estudante que apresentar mau comportamento’, disse também ‘que estudante até onze anos recolhe o cartão e com mais de onze anos vai direto pro conselho tutelar’, nisso começou, junto a mais uns três ou quatro homens, a recolher vários cartões de passe do estudante e disse que os alunos que tiveram o cartão recolhido deverão retirá-lo no conselho tutelar acompanhados dos pais.
Um aluno questionou como iria pra aula no dia seguinte sem o cartão e um dos senhores que acomapanhavam o Sr. Vandré disse que ele teria que pagar com dinheiro. O carro do conselho tutelar acompanhou o ônibus no trajeto.
Eu desci no primeiro ponto da rua das Tipuanas no Borba Gato.”Primeiro: É permitido ao conselheiro tutelar retirar o cartão de transporte do estudante? Segundo: O conselheiro pode ter ações nesse nível sem que o menor esteja acompanhado de seu representante legal?Terceiro: No caso não, seria indicada primeiramente uma advertência? Quarto: Um trabalho educativo junto aos pais, escola e estudantes não traria maiores benefícios aos estudantes e à população?Se alguém puder que responda a estes questionamentos!"
Comentário: o comandante faz isso porque as pessoas são simples e têm medo de briga. Eu teria virado o ônibus de perna pro ar. Queria ver quem tiraria um cartão de minha filha nessas condições. Fecharia o ônibus e iria com todos à polícia!
Se essas pessoas não levarem uma lição de cidadania mesmo que for com grande conflito elas continuam achando que são "o biucho da goiaba". Já disse em um comentário no Blog do Rigon sobre isso. Leio essas atitudes autoritárias como o desprezo pelas pessoas com menos capital simbólico, como problemas de estima (precisam pisar na cabeça dos outros para serem mais do que elas, Freud explica)... são pessoas que sabem que as outras (no caso meninos cujos pais não são donos da Má-ringa) não vão reclamar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Professora o Vandré é uma boa pessoa(até colocou seu blog nos links do blog dele) mas esta aprendendo na politica, tenham calma que ele será um dos grandes nomes da politica maringaense.

Anônimo disse...

O Mussi (o de chocolate, eu prefiro) tem razao o Vandrezinho soh tah comecando, ele tem como idolos os nobres Barros, o Reiquiao e O OME. Todos exemplos de etica, probidade, fraternidade e solidariedade. Este menino, nao tao menino assim, vai longe com estes crimin.. digo bons exemplos.

Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$$ Servo™

Blog fora do ar disse...

Querida Professora!
Como a sua profissão de coração ensina: Não devemos aceitar erros repetitivos na desculpa do aprensizado. O cidadão em questão tem se mostrado uma escória proeminente de político, e é hora de podarmos suas asinhas, caso contrário, estaremos elegendo a mesma raposa felpuda em pele de cordeiro que já estamos acostumados a ver em rede nacional, estadual e municipal da mídia.

Visite e divista-se
http://abiosemaringaense.blogspot.com/

Anônimo disse...

Marta, há uma coisa a observar quanto ao futuro político do tal rapaz: todo tirano histórico começou dissimulando e depois quando pegou o bastão, se assumiu e fez o que fez; vide esse do bigodinho aí, Mussolini, e seus fins trágicos, etc. Mas esse rapaz aqui da província (êpa...) começou do contrário...

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics