Do Blog de Orlando Tambosi
Já falei aqui de uma nova modalidade de jornalismo instalada sob o governo lulista: o jornalismo vidente. Seu fundador é o ex-assessor de campanha de Lula, Kennedy Alencar, da Folhona.
Eis o que ele publicou ontem, na coluna Pensata:
Ministro aposta em placar de 6 a 4 Terminada a reunião informal desta terça-feira (21/08) de sete ministros do STF com a presidente do tribunal, Ellen Gracie, um dos integrantes do Supremo avaliou que o placar da decisão a respeito da denúncia do mensalão será de 6 a 4 a favor da abertura da ação penal contra todos os 40 acusados de integrar o maior esquema de corrupção dos quase seis anos de governo petista.
Essa avaliação foi feita com base nas conversas informais daquele encontro e com diálogos travados nos bastidores nos últimos dias. O ministro acredita que haverá uma espécie de pente-fino na vasta lista de crimes elencada pelo Ministério Público.
Trocando em miúdos: possibilidade de que acusados respondam a menos crimes do que os apontados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Por exemplo: delitos de natureza eleitoral poderiam ser remetidos para a TSE (Tribunal Superior Eleitoral).Ainda de acordo com a avaliação desse integrante do STF, o relator do caso no tribunal, Joaquim Barbosa, apresentará voto de aceitação da denúncia contra todos os 40 acusados, inclusive em relação ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.
Em tese, o ex-ministro seria o denunciado com maior chance de ser excluído da denúncia. Haveria, no entendimento de alguns ministros do Supremo, insuficiência de provas para abertura da ação. Mas outra ala do STF, que até a véspera da decisão parecia majoritária, tendia a considerar os indícios contra Dirceu mais do que suficientes para dar início a um processo criminal. Argumento: não se trataria de condenação prévia, mas a rejeição seria uma absolvição prévia.Dez ministros apreciarão a denúncia porque Sepúlveda Pertence se aposentou na semana passada. Ellen promoveu o encontro para tentar afinar a viola, deixar Barbosa mostrar seus argumentos e permitir que todos saibam de antemão quais cartas os ministros jogarão na histórica decisão que será tomada a partir desta quarta-feira (22/08). Quem será o informante de Kennedy? O governo Lula já nomeou cinco ministros para o STF. Não boto minha mão no fogo pelo "Zero Grau"...Se der esse placar, quero uma consulta com o jornalista-vidente.E recomendo novamente outra análise do Jus Sperniandi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário