TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 5 de agosto de 2007

PP e PT: aliança e loteamento


Do Blog de Wilson Rezende por Avanilson A. Araújo, advogado e Mestrando em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina


Esta semana o deputado federal Ricardo Barros, do PP, foi agraciado com o cargo de vice-líder do governo Lula. O deputado que já foi das fileiras do PFL (hoje DEM), um dos partidos mais representativos da burguesia e da autêntica direita brasileira, agora soma-se ao front de Lula, do PT e de seus novos parceiros. Interessante neste episódio foi a reação do deputado estadual e atual secretário de planejamento do Paraná, Ênio Verri, do PT: “É um grande avanço para a sociedade que um político de direita, neoliberal, passe a defender um governo dos trabalhadores” (SIC). Maior ironia seria impossível. No entanto, não foi Ricardo Barros que deixou de ser de direita e neoliberal. Talvez a frase do Secretário poderia ser melhor interpretada da seguinte forma: “É um grande ‘avanço’ para a sociedade, uma verdadeira evolução política, um partido de esquerda tornar-se neoliberal e implantar os projetos da direita em nível internacional”.

Comentário: penso o seguinte. Quando o Ênio diz "passe a defender o governo dos trabalhadores" ele faz uso da figura de linguagem metonímia (parte pelo todo), ele não quer dizer DE TODOS OS trabalhadores, mas somente aqueles de seu partido.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics