TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Igrejas



Olha vai passando a procissão ...

Li, ontem, uma análise que a Igreja católica do Brasil (e, creio, fora do país) faz de sua perda de fiéis. Eu não expert em religião, mas gosto do assunto, até porque vivemos o cotidiano como e com pessoas de várias religiões. O que percebo (veja bem, disse percebo) é uma igreja católica encerrada em si mesma. Como se a própria igreja estivesse fazendo sua autoanálise que também, é sua autofagia. Explico-me: a igreja católica volta-se para seus rituais internos, empresta as táticas de show business com músicas parecidas com gospels, brega sertaneja.. são vozes e almas que gritam para si mesmas. Dá certo um tempo. Depois cansa. À teoria falta a prática. A ação. Que ações? Ações que dizem respeito à vida cidadã que também é religiosa. Aos fiéis faltam empregos. Falta educação, bibliotecas, encontros culturais. É claro que aos fiéis de classe média as necessidades são outras. Cartões de crédito falidos, filhos drogadictos, solidão afetiva .. (que encontra em muitas lições da Igreja um moralismo às avessas).
As outras religiões cristãs apresentam o mesmo "ensimesmamento"; reúnem-se para si e dentro de si, mas nas mais pobres, os irmãos (como se chamam entre si) ajudam os outros irmãos até mesmo na construção de suas casas. Conheço um rapaz que após ficar no "bico do urubú" como dizia meu pai, mudou-se de religião, recebeu ajuda para construir sua casa e durante um ano, todo domingo, os irmãos tornavam-se pedreiros. A casa emergiu; três cômodos, trabalho de mutirão.
Não penso que as denúncias de pedofilia prejudicaram tanto a Igreja católica. Não rezo pela cartilha daqueles que acreditam que o celibato leva à pedofilia. É claro que a imagem da Igreja católica ficou arranhada. Mais pelo silêncio do Papa do que por outra coisa. Para mim a Igreja católica ficou e está fechada em quatro de ouros, como dizia meu pai. Significa que para não perder mais não consegue abrir mão do que pensa ter.
Ah, uma menção muito especial ao Bispo Dom Emanuel Limoeiro. Puxou as orelhas dos senATORES. Daí muitos cristãos e não cristãos aplaudiram. Isso é que é BISPO! Garanto que ele, com essa ação, chamou mais gente para sua Igreja. O povo não gosta de bispos fracos.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics