TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TOLSTÓI




MINISTÉRIO DA VERDADE DECRETA por Leonardo Ferrari, psicanalista, Curitiba, AQUI

“A Escola de Putin – Moscou cancela Tolstói: agora se estudam os patriotas – O governo anuncia a decisão de diminuir pela metade as matérias do ciclo superior. A literatura não será mais obrigatória. Porém, será necessário conhecer qual é o papel da “Rússia no mundo”. Há quem tema o pior.”
Fonte: Nicola Lombardozzi e fotografia de Luz Photo in La Repubblica, 28 de janeiro de 2011.

Sai Tolstói. Não há mais lugar para Tolstói. Demita-se Tolstói. Esqueça-se Tolstói. Tolstói nunca existiu. Guerra é Paz.


****************************************************
COMENTÁRIO:

E, no entanto, Tolstói, foi o fundador da primeira escola democrática na Rússia do século XIX. Redigiu livros para as crianças.

Um trecho de Tolstói:


"Dormia no terraço, ao ar livre, e os raios oblíquos do sol matinal me despertavam. Vestia-me às pressas, punha debaixo do braço uma toalha, um romance francês, e ia-me banhar no riacho, à sombra de um bétula que ficava a meia versta de casa. Depois, estirava-me e lia, parando às vezes para contemplar o lilás sombrio da superfície do riacho que começava a se agitar ao sopro da brisa da manhã, ou o campo dourado de centeio que ficava na margem oposta."

DAQUI


FRASE DE TOLSTÓI:
Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas."

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics