TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Haití


Num mundo terrível no Blog de Joana Lopes, Entre as brumas da memória, Portugal AQUI

No Haiti, exactamente há um ano, um sismo matou cerca de 230.000 pessoas e deixou 1 milhão e 300 mil desalojadas. Dessas, 800.000 ainda sobrevivem em mais de 1.000 acampamentos e 3.759 morreram vítimas da cólera. Ainda se vão encontrando corpos nos escombros e, em muitos pontos do país, vive-se como se não se tivesse passado entretanto um ano.


Sessenta países comprometeram-se a contribuir com uma ajuda de 5.300 milhões de dólares, e já entregaram metade dessa verba, mas tudo chega às vítimas a conta gotas. Porque muitas das instituições públicas foram desmanteladas pelo sismo, é certo, mas, também e sobretudo, como resultado de uma burocracia de uma lentidão inimaginável e de um exercício do poder política que deixa muito a desejar. Muitas ONG’s desesperam perante os factos, mas sem grande sucesso até ao momento.


Não devia ser possível que realidades destas existissem, em pleno início do século XXI, e que o mundo assistisse, com esta aparente impotência - não numa longínqua e desconhecida ilha asiática, mas em pleno Atlântico, paredes meias com vários paraísos turísticos. Mas existem, é a triste realidade.


(El País)


Ler também: Haití, el laboratorio fallido de la reconstrucción

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics