TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nada acalma os "mercados" ...


A experiência está feita: o austeritarismo está errado


do BLOG LADRÕES DE BICICLETAS, Portugal

O austeritarismo não funciona. Sabemos agora todos
mais do que sabíamos há um mês: o orçamento austeritário não “acalma os mercados”. Temos orçamentos austeritários em toda a Europa e as taxas de juro das dívidas soberanas – a nossa e a de muitos outros, não param de subir.

O que “acalmaria os mercados” seriam outras coisas: uma intervenção mais determinada do BCE nos mercados primário e secundário das dívidas soberanas, a emissão de eurobonds, uma reconfiguração da arquitectura do euro que apoiasse a moeda única num orçamento e numa política orçamental, uma política industrial comum. O tempo passa e nada disso parecer poder acontecer.

A lógica do austeritarismo que prometia cortes no investimento, provisão de serviços e apoio social públicos e crescimento ao mesmo tempo estava errada e faliu. Num contexto de recessão a redução da despesa pública não faz diminuir a taxa de juro nem incentiva o investimento privado – pelo contrário, resulta em mais recessão, menor solvabilidade do Estado e aumento dos juros; a redução dos salários induzida pelo desemprego não se traduz em maior competitividade do sector exportador, sobretudo quando a deflação salarial está a ocorrer também nos principais mercados externos.

O que têm a propor os austeritários?
Venha daí o FMI? Para quê? Para agravar a “austeridade” até que a insolvência do Estado e dos bancos em meia Europa interrompa a débil recuperação nos EUA e afunde também os emergentes?

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics