TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Laika, Gagarin


O ÚLTIMO CACHORRO por Leonardo Ferrari, psicanalista, Curitiba, aqui


Selo comemorativo de Ajman, Emirados Árabes, pelo primeiro ser vivo terrestre a orbitar a terra, a cadela da raça Laika, à bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1958. Em 12 de abril de 1961, foi a vez de Yuri Gagarin realizar o primeiro voo tripulado por um humano.



“Assim como os chimpanzés e os vira-latas de rua de Moscou que foram para o espaço antes deles, Gagarin e outros astronautas antigos eram em parte uma carga experimental. Havia uma grande preocupação, tanto da agência espacial da União Soviética como da NASA, sobre as conseqüências fisiológicas e psicológicas desconhecidas do espaço e da gravidade zero. Elas seriam capazes de arrebentar subitamente a mente dos tripulantes? Será que a ausência de peso afetaria a visão e o sangue pararia de circular? Gagarin subiu para descobrir essas respostas. Estranhamente, o primeiro homem a subir ao cosmos era um piloto habilidoso proibido de usar suas habilidades.


Os controles da Vostok I estavam lacrados, a cápsula foi totalmente manobrada a partir do solo. Como Gagarin mesmo disse, “eu não tenho certeza se eu fui o primeiro homem no espaço ou o último cachorro”. Fonte: Mary Roach, “In Space, Nice Guys Finish First” in The New York Times, 10/4/2011.



Na piada de Gagarin, a metáfora perfeita da Rússia comunista. Um homem ou um cachorro obediente, cachorro ensinado, cachorro controlado? O melhor piloto do mundo ou um reles serviçal do Estado, um súdito fiel, um sussurrador para sempre proibido de falar em voz alta? – a referência aqui é para o imprescindível “Sussurros” do grande historiador britânico Orlando Figes, publicado no Brasil pela editora Record. Durante o comunismo, sempre a segunda resposta prevaleceu. A revolução feita para produzir no mundo um novo homem, pariu o último cachorro.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics