TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 24 de abril de 2011

Tá Mao!




Por Roberto Romano:



O comunismo libertário...
"Nós produzimos os eletrônicos mais luxuosos, mas não os consumimos", diz Ri. Parabéns, Ri ! Você descobriu a essência de O Capital de Karl Marx, mas você não sabe, nem os seus donos marxistas/leninistas/stalinistas/ maoístas/burocratas ricos que podem comprar quantos I Pad quiserem, comprar em super mercados especiais para os dirigentes do Partido, comprar terras no Brasil, etc etc etc. Que tal conversar com os nossos amados amigos do PC do B? Eles também estão comprando bastante, pois subiram muito com o governo companheiro. Boa Páscoa para eles, os afortunados da ideologia. Como disse a profa. Maria Sylvia Carvalho Franco, a ideologia emburrece. Emburrece os militantes que sacrificam sua vida em prol de líderes que sobem na escala social. Ao ponto de renegar na prática o que seus dirigidos berram na praça. Enfim... RR
São Paulo, domingo, 24 de abril de 2011



Na China, iPad sai de complexo semimilitar

Funcionários da maior unidade da Foxconn relatam broncas humilhantes, falta de privacidade e longas horas extras

Empresa que planeja megainvestimento no Brasil instalou grades em janelas depois de uma onda de suicídios

FABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A SHENZHEN (CHINA)

Ya li -pressão, em mandarim- é a palavra mais repetida por trabalhadores e ex-trabalhadores para descrever os dois complexos da Foxconn em Shenzhen, por onde circulam diariamente cerca de 400 mil funcionários distribuídos nas linhas de produção de iPhone, iPad e outros produtos eletrônicos.

Sem a autorização para entrar, a reportagem da Folha circulou por dois dias pelos arredores da maior fábrica da Foxconn no mundo, aberta em 1996 no distrito de Bao An, periferia de Shenzhen.

Em escala, o complexo é o exemplo mais próximo da "cidade do futuro" para 100 mil funcionários que a empresa estuda construir no Brasil, segundo anúncio feito na recente visita da presidente Dilma Rousseff à China.

Os relatos, porém, não soam nada modernos: cobranças dos chefes por meio de humilhantes broncas públicas, longas horas extras, falta de privacidade e de lazer nos dormitórios e baixos salários são parte da rotina.

Um quarto pode acomodar até oito pessoas. A divisão dos edifícios é por gênero, e visitas estão proibidas.

"A organização é semimilitar", conta o engenheiro de computação Ri Qian (os nomes usados nesta reportagem são fictícios), 24, contatado pela reportagem por meio de uma comunidade on-line de funcionários da Foxconn. "O que importa é qualidade, velocidade, eficiência e flexibilidade."

Há quatro anos na Foxconn, Ri, 25, trabalha dez horas diárias, seis dias por semana, em troca de um salário de R$ 1.083 e seguro-saúde. Para economizar, vive nos dormitórios, onde divide o quarto com um colega. Na Apple, um profissional com a mesma formação recebe, em média, R$ 13 mil mensais.

GRADES NAS JANELAS

"Nós produzimos os eletrônicos mais luxuosos, mas não os consumimos", diz Ri, em conversa num café da cidade. Ele quer comprar um iPad numa futura promoção da Foxconn para funcionários, com desconto de 12%.

A seu lado, o também engenheiro Liu Hsieh, 26, diz que os que mais sofrem com a pressão são os operários mais jovens, menos educados e longe da família. Os 14 trabalhadores que se mataram em 2010, provocando críticas contra a empresa, tinham esse perfil, diz Liu.

A onda de suicídios fez a Foxconn instalar grades nas janelas e redes sob os dormitórios para evitar mais mortes e dar aumentos de até 60% aos operários -o salário inicial hoje é de R$ 433.

A empresa de origem taiwanesa também está transferindo parte de sua produção para províncias com mão de obra mais barata. Até 200 mil empregos devem mudar de lugar nos próximos anos.

Shenzhen talvez seja o maior exemplo do milagre chinês das últimas décadas. A região se dedicava à pesca e tinha só 300 mil habitantes em 1980, quando o líder comunista Deng Xiaoping criou ali a primeira zona franca do país, no começo da transição ao capitalismo.

Hoje com 13 milhões de habitantes, Shenzhen tem o quarto maior aeroporto do país, Bolsa, metrô (22 km em operação e 99 km em construção) e dezenas de empresas de alta tecnologia, entre as quais Huawei, IBM e ZTE.

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