TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A história real....


Esse Natal foi um tanto rápido. Gosto de curtir o clima, visitar amigos, levar lembranças e brindar um ano a mais em nosso calendário humano. Estou com o presente do Balestra no carro. Da dona Nilza também. Ainda não fui ver minha mãe em Porto Ferreira, SP. Ontem fiquei no hospital uma parte da tarde. Maridão doente.

Assisti ao filme de David Linch agora de manhã. A história real. História de Alvin Straigt, em 1994, que percorreu 260 milhas em um aparador de gramas, de Laurens, Iowa para Mount Zion, Wisconsin para ver seu irmão, Lyle, com o qual estava rompido. É a história de uma amizade entre irmãos. É a história da velhice. É a história de uma travessia real e de uma travessia interna. Como disse Alvin, o personagem, "engoli meu orgulho e fui ver meu irmão. Irmão é irmão".

É impossívei assistir ao filme e não pensar em nossas travessias. Em 2003, mais precisamente em 3 de agosto de 2003, em meu aniversário, sai de carro em direção ao interior de São Paulo, em uma corrida de quase 700 Km para encontrar meu pai. Ele estava com câncer. Nunca havia feito uma travessia real e, ao mesmo tempo, interna nessas condições. Cortar, em um carro velho, o estado do Paraná e parte do estado de São Paulo foi uma trajetória para me pensar como filha, mãe, pessoa... A gente se torna mais madura, às vezes, em uma pequena viagem. Pequena na realidade e extensa psicologicamente. O filme de David Linch mostra isso. Vale a pena ver. Vale a pena sentir.

Direção:
David Lynch Ano: 1999 País: Estados Unidos, França, Inglaterra
Gênero: Aventura, Drama
Duração: 112 min. / cor
Título Original: The Straight Story
Richard Fainsworth é o ator. Fantástico. Velho com câncer, Fainsworth é a face da ternura diante da morte. Morreu dois meses após a filmagem. Suicidio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Marta...

Feliz Natal.
Nesta linha de filmes, você já assistiu a "Irmãos" (Són Frére)? É uma produção francesa dirigida por Patrice Chéreau.

Anônimo disse...

Marta, sempre foi e sempre será assim, na dor, no sofrimento, crescemos interiormente.

Osame Kinouchi disse...

Oi Marta, notei que no sidebar vc colocou um link para o SEMCIÊNCIA. Infelizmente você esqueceu um "s" no endereço:

www.comciencias.blogspot.com

O link está redirecionando para um blog português, comciencia.blogspot.com, que está parado desde 2005...

Anônimo disse...

Marta. Realmente, esse filme é tão simples, sem efeitos especiais, e nos comove pelo gesto do personagem para com o seu irmão. Mesmo não tendo irmão, já me vi fazendo o mesmo com um amigo. Estou lendo o livro da Maria Rita Kehl sobre "O ressentimento"...é isso. Feliz Ano Novo. Vamos tentar sustentar o riso durante boa parte de 2009? Abração. Raymundo de Lima.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics