TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quem não se comunica......

Do Blog de Roberto Romano
J. R. Guedes de Oliveira

A importância da comunicação


A sociologia jurídica nos ensina que a comunicação é o processo pelo qual as idéias ou sentimentos são transmitidos para outros indivíduos, possibilitando a interação social. E aqui vale as sábias palavras do “velho guerreiro” Chacrinha (Abelardo Barbosa), de que “quem não se comunica, se tropica”.


A história nos tem proporcionado inúmeros casos em que a comunicação exerceu papel preponderante: desde a famosa Mensagem a Garcia aos Teatros de Guerra quando, então, se decidiram batalhas.

A comunicação, em todos os meios da atividade humana, tem que ser eficaz, rápida, clara e precisa. Não se pode admitir entrelinhas e suposições. No seu bojo deve conter uma verdade, mesmo que esta espelhe um outro aspecto de um outro fator. O importante disso tudo, é que saibamos utilizar-se da comunicação como um instrumento de vida, de interação e de movimento dentro da sociedade. Já não mais há espaço para àqueles que não se comunicam ou não sabem se comunicar. É imprescindível que este exercício seja uma constante e tenha uma corrente inquebrantável. Com isso, uma notícia pode correr livremente nos meios existentes, sem quebra do seu conteúdo e do seu espírito elucidativo. Portanto, a comunicação tem um papel significativo e perder-se na sua trajetória, com a falta de conhecimento, é romper, de vez, com equilíbrios entre as pessoas e, como um texto retirado de um trabalho, produzir um efeito maléfico e incompreensível.

Detemo-nos, portanto, a uma interessante e curiosa nota publicada em vários jornais e revistas, ao longo dos anos, produzido por um autor desconhecido. Com este exemplo podemos ter uma noção exata de uma comunicação quebrada, interpretada às avessas, passada a outros sem o crivo de uma lógica necessária ao raciocínio do interlocutor.

Ocorreu num Quartel Militar, quando de um eclipse do sol:

DO MAJOR PARA O CAPITÃO


Comunicado: Dando-se amanhã um eclipse do sol, determino que a Companhia esteja formada em uniforme de campanha no campo de exercício, onde darei explicações necessárias em torno do fenômeno que não acontece todos os dias. Se chover, nada poderá ser visto; nesse caso a Companhia ficará de folga dentro do quartel. Transmita essa ordem ao Tenente.


DO CAPITÃO PARA O TENENTE


Comunicado: De ordem do senhor Major, haverá um eclipse do sol no campo da Companhia. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada poderá ser visto. Neste caso, o Major, que é fenômeno raro, dará as explicações necessárias dentro do quartel em uniforme de exercício. Transmita essa ordem ao Sargento.


DO TENENTE PARA O SARGENTO


Comunicado: O Major fará amanhã um eclipse do sol em uniforme de campanha. Toda a Companhia deverá formar no campo de exercícios, onde o Major dará explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel, o que aliás é raríssimo. Transmita essa ordem ao Cabo.


DO SARGENTO PARA O CABO


Comunicado: Amanhã a Companhia formará para receber o tal do senhor Eclipse do Sol, que dará explicações necessárias sobre o nosso raro Major. O fenômeno sairá do quartel em uniforme de campanha para o campo de exercícios. Isso se não chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias. Transmita essa ordem aos Soldados. D


O CABO PARA OS SOLDADOS


Companhia, sentido!


Comunicado: Amanhã, o raro Major Eclipse dará explicações necessárias ao Sol em uniforme de campanha, sob a chuva , no campo de exercícios. O fenômeno formará todos os dias em torno do quartel até chover. C

ompanhia, fora de forma, marche!



Matéria publicada em 01/06/2008 - Edição Número

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics