TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sir NEY: salve-se quem puder!


deu em o globo Do BLOG DO NOBLAT
Sarney move diversas ações contra jornalistas
Senador, ao contrário do que afirmou, é autor de processos contra imprensa desde a ditadura
De Bernardo Mello Franco:
Ao contrário do que disse em nota oficial, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é autor de diversas ações judiciais contra jornalistas que publicaram críticas e denúncias contra ele. No período da ditadura militar, o fundador de um jornal no Maranhão chegou a ser condenado a um ano de prisão após ser processado por Sarney com base na antiga Lei de Imprensa. Recentemente, ele tirou blogs políticos do ar no Amapá e moveu pelo menos cinco ações contra jornalistas em Brasília e no Maranhão.
Em nota divulgada na segunda-feira, o presidente do Senado afirmou defender a liberdade de imprensa e alegou não ter sido avisado pelo filho Fernando Sarney da ação que provocou a censura ao jornal "O Estado de S.Paulo". "Todo o Brasil é testemunha de minha tolerância e minha posição a respeito da liberdade de imprensa, nunca tendo processado jornalista algum", escreveu José Sarney.
No entanto, uma busca nos sites dos tribunais de Justiça do Distrito Federal e do Maranhão revela que o senador move pelo menos cinco ações contra jornalistas e veículos de comunicação. Só o jornalista Lourival Bogéa, diretor e proprietário do "Jornal Pequeno", responde a três processos e uma representação criminal apresentada ao Ministério Público Federal em 2008.
Também são alvo de processos o jornalista João Mellão Neto, articulista do "Estado" e deputado estadual em São Paulo pelo DEM, e o "Jornal de Hoje", do Maranhão.
No Amapá, arrastam-se até hoje dezenas de ações movidas pela coligação de José Sarney durante a campanha eleitoral de 2006. Ontem mesmo, o repórter Antônio Corrêa Neto, autor de um blog político, foi notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral para pagar uma multa de R$ 21 mil por críticas a Sarney.
Também em 2006, a jornalista Alcinéa Cavalcante teve o blog retirado do ar quando liderava a campanha virtual "Xô Sarney". Ela foi alvo de mais de 20 ações e acumula R$ 900 mil em multas do TRE. Leia mais em O Globo

Um comentário:

KathY CatherYne disse...

Não me surpreende a quantidade e a gravidade das mentiras, tendo em mente a origem das mesmas...

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics