TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 29 de novembro de 2009

Somos todos arrogantes!


... sou cria da década de 60/70 passando pela 80. Sou mais velha, até. Por isso quando vou às reuniões dos Conselhos ou colegiados da minha Universidade sinto-me um dinossauro. Nem pela idade, mas pelas idéias. Uma aluna do Curso de Graduação em Engenharia Química foi jubililada por passar dos 9 anos permitos para a conclusão do curso. Ela está doente. Depressão, síndrome do pânico. Entrou com recurso no Conselho de ensino. Alegação para a recusa à aluna: 1) os laudos preenchidos pelos sucessivos médicos psiquiatras, neurologistas e por uma psicóloga não estava em conformidade com as regras de preenchimento; 2) se ela voltar pode custar mais à Universidade do que já custou.

***********

O primeiro argumento é falso. Não preenchimento com TODAS as regras não é faltar com as próprias regras. É alegação de burocrata. Burocratas da ditadura faziam isso. O segundo argumento é dos governadores. Nós somos professores. Professores que ficam doentes e têm seus laudos preenchidos como o da aluna. Simples professores e não egos inflados. Uma metáfora para descrever a felicidade com que se vota contra alunos doentes (depressão) é conselho balão. É tão inflado o eguinho dos teachers que se chegarmos com uma agulha a um metro de distância tudo explode!

****************

Isso me deixou pensativa. Mais do que já estou. Além de indignada, é claro! "Fucei" minha estante e já vou reler o livro de Luigi Zoja, analista junguiano, da Editora Áxis Mundi. História da Arrogância. E como ela avança!
P.S. 64 professores votaram contra a aluna; 3 ficaram em cima do muro, 18 votaram a favor. Leiam: a psicologia das minorias ativas, de Moscovici.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics