TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Afinal, que Universidade é esta?


Professor da USP marca protesto e diz que estudante morreu por omissão
Do UOL Noticias AQUI
Em São Paulo
Corpo do estudante jaz enquanto peritos trabalham
Enquanto a Polícia Civil abre investigações para apurar a morte do estudante Samuel de Souza, 42, no campus da USP (Universidade de São Paulo), um professor marcou para quinta-feira (9) um protesto por conta do incidente que, segundo ele, remete "à omissão de socorro" e expõe "o descaso da administração central com a segurança daqueles que circulam pela Cidade Universitária".

Mario González, professor titular de Literatura Espanhola, distribuiu a alunos pela internet a convocatória de um protesto que começará às 10h30 --uma semana depois da morte de Samuel. O estudante passou mal nas dependências da USP e um guarda universitário o declarou como morto, mas colegas do aluno contestaram. Mais tarde, a Polícia Militar chegou ao local e deu o mesmo veredicto do guarda. Nesse meio tempo, o Hospital Universitário afirmou que não poderia enviar uma ambulância para resgatá-lo.

"Nos sentimos indignados com o fato da morte do estudante ter acontecido em circunstâncias que remetem à omissão de socorro e expõem o descaso da administração central com a segurança daqueles que circulamos pela Cidade Universitária", diz González no texto. Ele pediu a docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes que levem uma flor ao protesto.

Preparo
Na sexta-feira, a reitoria do USP lamentou a morte do estudante e disse que comunicou “imediatamente” o fato à polícia depois que “o corpo foi encontrado pela Guarda Universitária, por volta das 10h”. De acordo com a universidade, o guarda que encontrou Samuel tinha preparo para saber se o rapaz estava morto ou não.

O texto divulgado pela reitoria não faz menção à demora de pelo menos cinco horas para a remoção do cadáver. O corpo foi liberado pela polícia às 13h15, mas só foi levado pelo IML (Instituto Médico Legal) por volta das 16h.

A Polícia Militar informou que foi avisada sobre a presença de um corpo na USP às 10h14 de quinta-feira e que chegou ao local às 10h29. Um delegado e um perito da Polícia Técnico-Científica avaliaram o quadro para decretar o óbito. Os agentes deixaram a USP às 13h15. O serviço funerário do município afirmou ter sido avisado por volta das 14h e chegou à universidade para remover o cadáver duas horas depois.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics