TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cântico


CÂNTICO DE LOUVOR DAS CRIATURAS
São Francisco de Assis (1182-1226)

Altíssimo, onipotente e bom Senhor!
Só a ti, só perante o teu altar
cabem honras, glória, e bênçãos, e
louvor.
Ninguém é digno, sequer, de te invocar.

Louvado sejas, ó Criador, e todas as
criaturas,
– especialmente o Senhor Sol, que é
nosso irmão.
Ele te simboliza, nas alturas,
belo e em seu clarão.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã
Lua,
e pelos astros diamantinos.
Eles falam de ti, são obras tua,
e em linguagem de luz te cantam hinos.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão
Vento,
pelas nuvens do céu, pelo ar, pela
bruma;
e pela Água, humilde e casta irmã,
precioso elemento
que é rio, e mar, e orvalho, e espuma.



Louvado sejas, meu Senhor, por tudo o
que fulgura!
Pelo irmão Fogo, a quem, por sorte,
Coube romper, iluminando, a noite
escura,
belo e jucundo, robustíssimo e forte!

Louvado sejas por nossa irmã, – a
Madre Terra,
que nos sustenta e nos governa, ó meu
Senhor!
– a erva, o fruto, a matizada flor.

Louvado sejas pelos mansos, por aqueles
que, pelo teu amor, sofrem, sem queixa,
toda a ofensa.
Bem-aventurados os pacíficos, pois eles
terão a vida eterna em recompensa!

Louvado sejas pela Morte! Ela a todos
visita,
e é nossa irmã, e ninguém foge aos
braços seus.
Ai do que morre condenado! Mas,
bendita
a alma que trilha os teus caminhos,
Senhor Deus!

Homem! Exalta e louva o meu Senhor!
Serve-O sempre com humildade e com
amor!

*****************************************************************

Para as colegas que "militam" a favor dos animais em suas ONGs e suas casas ... Maria Eugênia, Graça, Valéria....

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics