TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Foto: Estado de São Paulo
18.1.11
E agora, Europa?


por Joana Lopes, Portugal, Blog Entre as brumas da memória AQUI


Quando se vivem na Tunísia dias decisivos para o sucesso da primeira revolução no mundo árabe, e se contesta nas ruas a anunciada formação de um governo de transição do qual farão parte vários ministros do executivo de Ben Ali, a França acorda para o erro de ter escolhido Ben Ali como parceiro de eleição. E, no entanto, «o facto de a Tunísia, entalada entre a efervescente Argélia e uma Líbia governada de modo errático, ter conseguido exibir uma relativa prosperidade e ser poupada pelo islamismo, não era suficiente para justificar uma tal recompensa». Mas Paris só encorajou os manifestantes de Tunes depois da fuga de Ben Ali…


Quanto à Europa, mantém-se em ziguezagues por não ter percebido a tempo a ingenuidade de querer resolver todas as questões de vizinhança com o Norte de África e com o Médio Oriente no figurino único da União Mediterrânica.


«O povo tunisino pode vangloriar-se por ter conseguido sozinho o que a Europa mal conseguia sonhar. Esperemos agora, neste momento decisivo, que o apoio da Europa não chegue demasiado tarde.»
*****************************************************
COMENTÁRIO:
Desde ontem as manifestações aumentaram e mais tunisianos foram às ruas. Ninguém tolera um governo de transição com ex-ministros do ex-presidente Ben Ali.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics