TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Casamento: sim ou não...


Uma colega contou-nos. Foi a um casamento de amigos evangélicos. O pastor, segundo minha colega, fez uma cerimônia longa, cheia de adjetivos, muitas metáforas, hipérboles, e sacou esta: " Agora, fulana, seu marido será seu DONO." - Como ainda os pastores, padres e cia ainda são capazes de falar uma coisa dessas?!", perguntou?

Para mim não há nada de novo. Só de velho, medieval. Essa idéia de dono é surpreendente no século XXI. Mas, vivemos numa mistureba de séculos quando se trata de tradições. Para mim as mulheres nem precisam mais se casar. Trabalham, sustentam-se sozinhas, compram escadas para trocar as lâmpadas (rsrs), cuidam de seus filhos ... casar para quê?*
É claro, quem quer casar que se case. Mas, o casamento é algo se esmaece na história. Está desbotado. Acho estranho casamento na igreja. Casamento com vestido branco, brocado, véus ... vestidos de princesas. Uma coisa romântica misturada às tradições religiosas... Os padres dirão: "E o homem será teu dono"! UAU! Quem precisa de dono? Já temos tantos! O patrão, o prefeito, os vereadores, os deputados, os senadores ... O discurso religioso no casamento põe a mulher na condição de escrava. Abençoadas serão!
***************
* Não sou contra nem a favor ao casamento. Mas, passo longe de vestidos brancos, de festas, convites e de donos.

Um comentário:

Morales disse...

Muitos anos atrás tive um amigo padre que mudava tudo nos casamentos que fazia. A começar pelo discurso "medieval" sobre a relação entre marido e mulher. Não deu outra: acabou punido pela Igreja,tiraram sua paróquia e o fizeram morar na casa do bispo! Acabou saindo da Igreja. Ainda bem!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics