TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 1 de março de 2011

Já sô caco véio nesse sertão ...

Repito. Essa música é triste e sublime. Fui domingo para Baurú, SP. Voltei ontem. Duas noites no ônibus atravessando uma região caipira linda. O ônibus - chamado democrático - pelo preço e pelo número de pessoas que rasga a região para lá e cá, permite a humanização e desumanização... A música do Elomar Arrumação, é para ouvir na travessia. Desarruma a gente. Fiquei 3 horas e meia na rodoviária esperando o democrático. Um grupo de jovens dançava o rap na rodo. Sublime. Uma senhora bem velha dormia com seus saquinhos de roupa. Um morador da rodo, ligava de seu celular faz de conta para sua avó. Dizia que logo chegaria lá. LÁ. Falava do cheiro de pipoca. Depois foi dançar com os meninos rap. Uma família viajaria no mesmo democrático. Um senhor, bem senhor, muito senhor rasgou caminho para a travessia nossa, a caipira. Arrumação. Desarrumação brasileira.

A letra de Arrumação me encantou na viagem de dentro e de fora.


Elomar Figueira Melo
Composição: Elomar

Josefina sai cá fora e vem vê
Olha os forro ramiado vai chuvê
Vai trimina riduzi toda criação
Das bandas de lá do ri gavião
Chiquera pra cá já ronca o truvão
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo planta feijão no pó
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo planta feijão no pó
Mãe purdença inda num cuieu o ai
O ai roxo dessa lavora tardã
Diligença pega panicum balai
Vai cum tua irmã, vai num pulo só
Vai cuiê o ai, o ai da tua avó

Lua nova sussarana vai passá
Sêda branca, na passada ela levô
Ponta d´unha, lua fina risca o céu
A onça prisunha, a cara de réu
O pai do chiquêro a gata comeu
Foi um trovejo c´ua zagaia só
Foi tanto sangue que dá dó

Os cigano já subiro bêra ri
É só danos, todo ano nunca vi
Paciênca, já num guento as pirsiguição
Já sô caco véi nesse meu sertão
Tudo que juntei foi só pra ladrão

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics