TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Voyeurismo universitário

Prisão panóptico......


Voyeur


Leviathan


Do site da Professora Olga Pombo, colho essas frases sobre o PANÓPTICO:


Ao estudar a "Sociedade Disciplinar", Foucault constata que a sua singularidade reside na existência do Desvio diante a Norma. E assim, para "normalizar" o sujeito moderno, foram desenvolvidos mecanismos e dispositivos de vigilância, capazes de interiorizar a culpa e causar no indivíduo remorsos pelos seus actos.

Dentre os dispositivos de vigilância do início do século, podemos destacar o Panóptico, de Jeremy Bentham, um mecanismo arquitectural, utilizado para o domínio da distribuição de corpos em diversificadas superfícies (prisões, manicómios, escolas, fábricas).
*************************************************


Trouxe essas frases do Michel Foucault, de seu livro Vigiar e Punir. Vale a pena reler. Lembrei-me do PANÓPTICO por vários motivos. Um deles é a adesão de escolas privadas para crianças e adolescentes que mantêm câmeras em salas de aula e de professores. Um colega, recém contratada na Universidade onde trabalho, contou-me que em seu ex-centro universitário havia Câmeras nas salas de aula, dos professores e as provas eram avaliadas por um núcleo de pessoas fora das disciplinas. Panóptico centro universitário.


Na minha Universidade (ainda pública) ainda não puseram o panóptico, salvo exceção em um centro em que um professor resolveu panoptizar um corredor. Pôs uma Câmera na frente da sala que usa na Universidade. As pessoas acham engraçado. Acham bonitinho. Os chefes superiores fingem que não vêem. Ninguém fica indignado pelo panopticozinho. Não é tempo de indignação mesmo. Tudo o que era panóptico vira brinquedinho de adulto. Uma câmera aqui, outra ali, acolá e a as pessoas serão NORMALIZADAS .... ou já são!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics