TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mary comenta Juno

Veja o comentário da Mary, do Blog A Feminista do filme Juno.
Juno com SPOILLER
O comment da angélica e do thales sobre Juno. Primeiro o thales diz que o filme é feminista. Porque é assunto de mulheres e as mulheres decidem. Eu não tinha pensado nisso. Justo eu. Que vejo feminismo até em Teletubies. Mas aí eu lembrei da Vanessa entrando no hospital e adotando o bebê. E nascendo, como disse a angélica. E fico pensando que talvez seja feminista mesmo. Ou não. Porque balançou meu mundo essa representação óbvia. De que a maternidade está a anos-luz da paternidade em termos de significado. Talvez não seja o caso de enquadrar a maternidade nem de recuperar a paternidade. Mas deixar que a maternidade seja assunto de mulheres, afinal. Com direitos reprodutivos e as bandeiras todas. Mas não foi esse filme que eu assisti. Embora esteja com vontade de voltar lá pra assisti-lo.
O filme que eu assisti é o seguinte. É uma proposta de relações humanas. Ao contrário das demais propostas, essa me parece plausível. Porque não nega a exacerbação da individualidade em tempos contemporâneos. Eu estou acostumada a lidar com propostas do tipo comunitárias para o caos ético que estamos vivendo. E Juno propõe algo a partir do que a gente é. E não a partir do que a gente deveria ser. E aí concordo com a angélica. Não tem ninguém REAL no filme. Ela diz que as pessoas do filme são todas maduras. Não sei se usaria essa palavra. Eu acho que as pessoas do filme adotam uma postura de não julgar as ações dos outros. E o genial é que a ausência de julgamento moral não nos leva a atitudes anti-éticas. Pelo contrário. Ninguém é ferido dentro dessa corrente de relações. Eu gostei demais dos personagens masculinos. E eu não acho que eles orbitam o universo feminino. Eu achei que eles estão livres. Porque deles também não é cobrada nenhuma atitude de proteção. Porque as mulheres não precisam ser protegidas. Elas precisam refletir e tomar decisões a fim de resolver um determinado problema. No caso, referente a gravidez/maternidade. Eu gostei que o marido da Vanessa pôde escolher não crescer. Ele vai viver de guitarra, gibi e filme de terror pra sempre. E daí? E ele assume essa posição num momento em que não poderia mais voltar atrás (de acordo com a nossa ética). Eu gostei da atitude do pai dela. Ele teve o cuidado na medida certa. Levou a filha para o contato da adoção. Mas não interferiu em nada. E eu AMEI o Paulie. Minha mãe acha que ele deveria ter ganhado o Oscar. Capaz que eu concorde. A reação dele a tudo é emblemática dessa nova ética. Porque veja. Se você obriga o cara a virar homem ou coisa assim, a chance dele sair correndo é imensa. Porque a nossa ética é penosa demais pra todos. Sempre foi. Mas nesse momento específico. De individualidades e individualismos, não há possibilidade de meio termo. E não é um filme de meio termo. Não mesmo. Não é uma opção pelo caminho do meio. É antes aquilo que eu falei. Uma proposta de relações. Que são possíveis, embora ainda não estejam efetivadas. Há uma cena de julgamento moral, acho. Que é a moça do ultrassom dizendo "graças a deus", quando ouve que o bebê será dado pra adoção. E nessa cena, nós enxergamos a nossa ética. Que é a da ofensa, de lavar a honra, fingir tomar providência e essa coisa. Cansativa e demodé. Ninguém quer essa ética. E a gente adora sair da clínica. Pra ver gente civilizada. Embora a moça do ultrassom faça o nosso papel no filme. Outro bom momento. Que mostra que não é uma ética de cada um na sua. Quando a madrasta diz que não pode ter cachorro porque a Juno é alérgica. A manifestação da Chu-Chon na clínica de aborto é fabulosa também. Solitária. Mas coube. Cabe todo mundo. Tem uma outra cena que eu ia comentar mas esqueci completamente. O caso é que todo sofrimento do mundo é poupado no filme. E não porque as coisas recebem o tratamento de comédia romântica. É só porque as formas de amar são ampliadas, a partir das relações e etc. A gente costuma ser muito pessimista quanto ao futuro. Mas talvez seja mesmo um admirável mundo novo esse que vem aí. Pra Marina e pra Joana e tal.
Acho que um filme libertário desse tinha que vir de alguém do dito "submundo". Acho que a Diablo Cody precisava mesmo ser ex-stripper. Não tinha outra profissão pra ela.
E embora o roteiro seja o tchans. O diretor não atrapalhou em nada. Ele evitou mesmo se posicionar. Ficou mostrando só. Adorei mil vezes.
Não vou nem dizer nada da trilha sonora. Moldy Peaches é a coisa mais genial que eu já ouvi. Adam Green virou meu rei. Fiquei curiosa pra ouvir. Mas NUNCA imaginei que seria Anybody Else But You.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics