TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Da Mary...

Da Mary, do Blog A feminista.
Veja lá.
Ironicamente quem me explicou o significado de anéis burocráticos de poder foi Fernando Henrique Cardoso. No seu magistral livro O Modelo Político Brasileiro. Uma vez indiquei pra uma turma. O xerox da faculdade tava muito caro. Pediram que eu deixasse no centro da cidade. Tava com pressa, deixei o livro e disse que voltaria pra buscar. Quando voltei, o xerox tinha fechado. Nunca mais vi o livro. Como diz a minha tia favorita (que é bibliotecária). Um livro roubado é um livro lido. Então não encano muito. Mas o FHC diz que a classe média mata o Brasil, no livro. Através desses anéis burocráticos de poder. São na maioria das vezes funcionários públicos, corporativos e que lutam fundamentalmente para manter seus privilégios. Que insistem em chamar de direitos. O que eu vejo, hoje, da luta entre PSDB e PT é isso. Cada um gritando pelo direito do seu anel burocrático ocupar o Estado. No tempo do FHC eu vi acadêmicos que enriqueceram, por exemplo. Pra ficar na imagem de que manda o grupo ao qual eu pertenço. Um monte de projetos. As ações ministeriais sendo terceirizadas. E intelectuais aposentados montando na grana*. Agora acusam o governo do Lula da mesma coisa. De sindicalistas e guerrilheiros estarem ocupando o Estado e blá. É pura invejinha mútua. E incomoda no lance petista porque tem um forte viés de preconceito de classe. Como se algumas pessoas não pudessem ocupar altos cargos etc. A verdade é que é uma luta de anéis burocráticos mesmo. A impressão de que esses anéis multiplicam os privilégios conforme ganham a eleição e se tornam. Porque eles já estão no Estado anyway. Na boa. Tô de saco muito cheio. Por mais clichê que possa soar. A corrupção me extenuou. Totalmente

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics