TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ui, que tédio!


Anuncia-se mais 20 dias de "debate" entre os candidatos à presidente desta República opereta. Dilma e Serra. O tom monocórdio dos "jornalistas", economistas e consultores (formados em sociologia; ai, que triste fim da sociologia: tornar-se consultoria) dará um sono em elefante. Os jornais e TVs esconderão as questões essenciais da vida quase republicana do Braziu. Fala-se que pagamos muitos impostos no Brasil. Pergunto: quem paga? Fala em reforma da previdência (já feita pelo narciso FHC em 1998 e pelo Lula em 2003). Quem será reformado? Ou melhor cuspido da vida? Fala-se em salário mínimo? E quem tem os salários máximos nesse país? Enfim, dormir por dormir.... vou ficar com atelevisão ligada nos desenhos infantis. Aprendi a gostar com minha sobrinha neta, a Iasmim. Ui!

2 comentários:

léo guedes disse...

Marta!Marta! Tu me pareces formada nas escolas marxistas. Ou então, sonhas com Platão e a sociedade perfeita, aquela idealizada. O que tenho ouvido e lido de pessoas que, ou se enfastiaram do mundo ou então se enojaram, é uma loucura. O mundo está um bosta! E todos o dizem tomando uma distância conveniente da substância fétida. Que coisa! Parece que todos sabem idealizar o paraíso, mas poucos conseguem trabalhar para ou chegar nele, ou construí-lo. Parece que a disposição somente virá quando já estivermos nele. Por enquanto, resta-nos criticar o mundo em que vivemos. Fastio ou nojo? Já pensou se agíssemos assim em casa, quando depois de uma festa tudo estaria esparramado, desorganizado, copos usados, garrafas vazias, pratos com restos de comida e o dono do lugar resolvesse nada fazer e criticar os maus modos dos convidados? Muito mais confortável, não? Ah! a analogia passa longe. O negócio é mais embaixo. Pois é. Viver é muito perigoso. Organizar a própria vida já é mais do que uma tarefa árdua, difícil. Conduzir-se com sabedoria então, nem pensar. Melhor mesmo é detonar o velho e confuso mundo. Êta exercício fácil. Cobramos dos outros o que não conseguimos fazer conosco. Permita-me uma frase mais que interessante: "Vês o argueiro no olho do outro e não vês a trave que cobre os teus". Curiosa, não? Há quem imagine que tudo ficará bom quando todos, todos sem exceção forem bons. Lembrei-me de uma musiquinha dos meus tempos de criança cujos versos eram: "Tudo são risos, tudo são flores, na cabana dos lenhadores, foram-se os dias de nostalgia, não existem mais dissabores". Marta! Marta! Tens uma oportunidade de ouro para te construires. E o meio? É exatamente esse em que vivemos, ou merecemos coisa melhor?

Mauro Alves da Silva disse...

Marta,

Uma bela imagem... principalmente porque é exatemente a mulher, o Direito da Mulher, que estará em jogo neste debate.
Explico: o mote da campanha no 2º turno vai ser o [fundamentalismo] religioso, consagrado pelo obscurantismo e os dogmas sobre o aborto...

A Folha de S. Paulo publicou minha carta, com o seguinte teor:
"O aborto é questão de saúde pública, inclusive até mesmo descriminalizado no próprio Código Penal (1940) nos casos de estupro e risco de morte da mãe.
Esperamos que Dilma Rousseff e José Serra busquem apoios e façam alianças éticas para o segundo turno, evitando a chantagem de religiosos que querem acabar com os avanços médico-científicos e com as conquistas dos direitos das mulheres de não mais serem propriedades do Estado nem dos seus maridos.
MAURO ALVES DA SILVA (São Paulo, SP)"

Veja o meu artigo completo aqui:

← Posts mais antigos
Eleição para presidente: 2º turno ressuscita a educação mística da Idade Média.
http://blogdomaurosilva.wordpress.com/

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics