TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 8 de março de 2011


ANTONIO CARLOS GOMES DA COSTA Folha de São paulo, 8 de março de 2011
(1949-2011)

Pedagogo e redator do ECA

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Tem o dedo de Antonio Carlos Gomes da Costa no que é considerado um dos códigos mais avançados do mundo no que diz respeito à proteção da infância e da juventude: o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O pedagogo mineiro foi um dos redatores da lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que instituiu o estatuto.
Nascido em Belo Horizonte, Antonio começou a estudar medicina na UFMG, mas desistiu do curso no segundo ano para fazer pedagogia.
Foi professor de supletivos e dos ensinos fundamental e médio. Depois, mudou-se para Ouro Preto (MG), onde dirigiu a escola da então Febem. Acabou tornando-se presidente da entidade durante o governo de Tancredo Neves (1983-1984) no Estado.
Como lembra o irmão Armando, Antonio Carlos foi também secretário da Educação de BH, oficial de projetos do Unicef e consultor da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da Unesco.
Escreveu livros e, em 1998, ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.
Também foi membro do Comitê Internacional dos Direitos da Criança. Nos últimos anos, havia aberto uma empresa de consultoria, a Modus Faciendi, que presta serviço a empresas como Odebrecht, Bradesco, Telefônica, Votorantim e Instituto Ayrton Senna, entre outros.
O irmão lembra que o pedagogo era extremamente estudioso e "workaholic". Quase não tirava férias, mas, quando o fazia, levava consigo material para trabalhar.
Na sexta, sofreu uma queda em casa e morreu aos 61. Deixa a mulher, a pedagoga Maria José. Não teve filhos.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics