TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

BLOGAGEM COLETIVA: Dia do meio Ambiente



Aprendi a lidar com plantas com minha bisavó Gesulmina. Sua filha, minha avó Rosalina, tinha um lindo quintal com plantas de toda espécie. Meu avô Alfredo também plantava de tudo. Essa mania é de família. Meu pai, Octávio, foi o único sitiante de um Fundo de Vale que não acabou com o lugar. Os outros plantaram cana, puseram veneno e temos hoje um pequeno sítio no interior de São Paulo, Porto Ferreira, que tem aves, macacos, e pasmem: capivaras! Meu pai deixo-os lá. Nenhum destes queridos existe mais nesta Terra Mas, uma lição ficou: o gosto pelo cultivo de plantas e o cuidado com animais. A cidade de Porto Ferreira tinha, na década de 60, muitas árvores nas ruas. O prefeito da época, Coelho, deixou a pequena cidade muito bonita. Mais tarde, quando as velhas sibipirunas morreram, a cidade ficou sem árvores. Não houve reposição das plantas, favelas foram feitas em Fundos de Vale com apoio dos vereadores. Hoje, meio ambiente e ambiente inteiro, plantas, animais e os cidadãos vivem em um local escrachado, feio e violento.

Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente, os avanços locais e distantes, mas não dá para comemorar este dia sem lembrar que os homens fazem parte do ambiente. É por isso que ao comemorar o Dia do meio Ambiente, devemos retormar a nossa luta para que aos pobres não sejam dados os alimentos com veneno (mais baratos), aos favelados, casas em cima de morros ou de lagos insalubres, aos pobres os empregos com pó, com gases envenenados, com cheiros nauseantes, bairros feios sem recursos.

Dia do Ambiente: UM AMBIENTE INTEIRO!

12 comentários:

Anônimo disse...

Marta:
Boa lembrança de que os humanos são parte da ecologia e que, nela, quem mais sofre são os pobres.

Fábio Mayer disse...

É verdade, há que se cuidar da terra, do ar, da água e do fogo, tanto quando das plantas, dos animais irracionais e do próprio homem... é tudo parte de um mesmo organismo, o planeta Terra!

Anônimo disse...

Oi Marta,

O bom dessa blogagem do Lino é que em cada blog que entro aprendo um pouco, e me conscientizo mais.

parabéns pelo post!

Beijos

Poliane Latta disse...

Caramba... Que legal vc mencionar sobre isso!! Meu texto aborda muito sobre nós os humanos e aqui na Índia... Vamos ver se mudamos essa configuração, né?

Unknown disse...

Oi Marta,

Realmente é justamente isso o que ocorre com várias cidades brasileiras, o descaso com aquilo que a natureza nos brindou com carinho. Conheci Porto Ferreira há mais de vinte anos e sem dúvida era uma cidade muito simpática mas, como você mesma disse, ERA...

Anônimo disse...

Marta, concordo plenamente com vc...

Anônimo disse...

Marta,
Tb venho de um familia que sempre plantou de tudo, alias ai do Parana, pertinho de Maringa, eu sou a ovelha negra, nunca soube plantar nada, mas ainda eh tempo de remicao, e esse ano fiz minha primeira horta.
Achei muito linda a forma romantica que vc abordou o tema.
E vamos lutando, talvez nossa voz seja ouvida!!
BJS

Anônimo disse...

Marta

Tenho orgulho de ter conhecido vc e a juju, obrigada!

Parabéns por ser tão forte e doce!

elisabete cunha

Saramar disse...

Olá Marta.
Você me fez lembrar da minha infância.
Minha cidade hoje, é uma das mais arborizadas do país e há um planejamento de reposição constante das árvores que vão morrendo.
Nisso, pelo menos, somos privilegiados.

beijos

Anônimo disse...

Gostei do post. A iniciativa do Lino foi ótima, mais uma vez! Abraço

Anônimo disse...

Marta, desculpe-me por mnao ter te visitado ontem.Eu nao cosnegui acessar esse endereço.Vc tem raz~~ao quando fala que devemos cuidadr de tudo, inclusive do homem...dias felizes....

Chawca disse...

Savem as baleias e as tartarugas?
Também, mas principalmente salvem os seres humanos...
também tive uma infância com muito verde, e isso em plena São paulo...

Um abraço e ótimo feriado..

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics