TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 2 de abril de 2011

SOLDA


Ao Jornal Paraná Online a/c Srs. Editores


Prezados Senhores: a SIB - Sociedade de Ilustradores do Brasil, vem por meio desta carta manifestar sua indignação quanto ao episódio da demissão do cartunista Solda do jornal Paraná Online.


Entendemos que no episódio da charge que motivou a polêmica e a consequente demissão desse profissional reconhecido nacionalmente, faltou aos editores do Paraná Online assumirem a responsabilidade do ato da publicação do material, uma vez que todo o conteúdo publicado deveria passar pelo aval dos mesmos. Como poderia, então, somente o autor ser responsabilizado pela repercussão negativa da charge publicada?


Recentemente, uma charge publicada pelo cartunista João Montanaro na Folha de S. Paulo acerca do tsunami no Japão também gerou protesto dos leitores do jornal. A Folha, no entanto, corroborou a visão do cartunista sobre o fato e, em matérias publicadas sobre tal repercussão, buscou discutir o papel dos cartunistas dentro dos veículos de imprensa, oferecendo a oportunidade de toda a sociedade pensar de forma mais ampla sobre o espaço tão popular das charges de jornal.


Pensamos por fim, que no episódio da charge polêmica do Solda, os diretores do jornal Paraná Online repensem a atitude tomada e todos os responsáveis assumam publicamente seu envolvimento no caso, tratando este de uma forma mais justa e positiva.


Cordialmente,


SIB- Sociedade dos Ilustradores do Brasil www.sib.org.br CNPJ: 06.005.723/0001-60

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics