TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Loucoléxico


Autoestima do Blog Amigos do Freud


Pessoas sem auto-estima, sem autonomia e autodeterminação desenvolvem mecanismos de controle sobre as outras, a fim de tê-las escravizadas aos seus desejos e necessidades.

Um destes mecanismos é a manipulação, sobretudo a manipulação dos sentimentos da outra pessoa.

Para submeter a vontade da outra pessoa, os manipuladores tentam produzir dois sentimentos escravizantes: o medo e a culpa e seu subproduto, a pena.

Ao se instalar como vítima, como pobre coitada, ela se torna o centro de tudo e vai submetendo o outros aos seus caprichos.
A vítima sofre (todo mundo sofre) e aproveita das suas dores para fazer os outros sofrerem. Nessa postura, a pessoa não está interessada em resolver seus próprios problemas, mas, ao contrário, em perpetuá-los para fazer deles moeda de troca.

É como alguém que cultivasse uma ferida na perna para pedir esmola. Confundindo amor com proteção. Ela banca a desprotegida. Por isso, a insistência em colocar no mundo exterior, a responsabilidade pelas suas agruras: “ninguém cuida de mim”, “ninguém me dá valor”, “o mundo é mal”, “não tenho sorte”. E como lidar com pessoas assim? Não embarcando no seu jogo.

Quando alguém estabelece esse jogo da infelicidade, está nos convidando para a posição de protetor, de salvador, de orientador.


E para tanto tenta nos provocar pena e culpa. Se cairmos na armadilha, além de reforçar o comportamento manipulador da vítima, nós nos paralisamos, entramos em depressão e entregamos nossa vida ao outro.


Devemos cuidar da nossa própria alegria: sair, passear, namorar, frequentar lugares com os amigos, etc, ao invés de entrar para o mundo sombrio das queixas e reclamações da mãe. Todo cuidado é pouco com o poder dos fracos, dos pobres coitados.
Antônio Roberto (com alterações)
by Leonardo 0 comentários

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics