TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Em Londrina.....

Enviado pelo José de Arimatheia, Londrina

Londrina: “Palavras Andantes” é o melhor projeto de leitura do país

O projeto “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes”, da Secretaria Municipal de Educação, é o melhor projeto de leitura do país. O programa ficou em primeiro lugar na sua categoria na premiação do Vivaleitura, iniciativa do Ministério da Educação que incentiva a formação de leitores em todo o país. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (dia 12), em São Paulo, e o coordenador do projeto londrinense, Rovilson José da Silva, estava presente para receber o prêmio.

“Este prêmio é uma constatação para outras partes do país, de que Londrina está conseguindo avançar, significativamente, com esta política pública de incentivo à leitura”, ressaltou Silva. De acordo com ele, o vencedor recebeu um troféu e um certificado como prêmio, além do valor de R$ 30 mil destinados ao “Palavras Andantes”. “Esta iniciativa é fruto de vários anos de trabalho e pesquisa em todas as escolas municipais. O prêmio é só um dos resultados obtidos com a política”, enfatizou.

Conforme o coordenador, o verdadeiro prêmio é o aumento de 790% de empréstimos de livros nas unidades de ensino municipais, conseguido desde a implantação do projeto, em 2002. “Com esse percentual a secretaria reafirma, em contexto nacional, que a formação de leitores dá resultado”, comentou. Silva ressaltou a importância da viabilização do “Palavras Andantes”, realizada totalmente por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Rovilson José da Silva explicou que no próximo ano serão distribuídos livros, confeccionados pelo próprio Ministério da Educação, em todas as escolas municipais de Londrina, com informações sobre o próprio “Palavras Andantes” e os outros projetos finalistas. “Esta é uma forma de mostrar aos alunos o resultado da iniciativa”, observou.

O projeto

O “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” foi instituído no município em 2002 adotando estratégias como formação e promoção de encontros mensais com os professores da “Hora do Conto”, projeto de contação de histórias; incentivo aos professores para a elaboração das propostas de trabalho de mediação da leitura; instalação e readequação de biblioteca, seleção de temas, de autores dos livros e acervo.

Até 2002, das 78 escolas municipais da rede de ensino londrinense, 2/3 tinham bibliotecas com a “Hora do Conto”. O espaço físico da biblioteca tinha pouca iluminação, abarrotado de materiais da disciplina de Educação Física, com mobiliário reaproveitado de outros locais. O projeto promoveu a revitalização dos espaços, com móveis adequados e organizados, assim como os livros, que foram renovados e catalogados, de acordo com as necessidades de cada escola. Além disso, a “Hora do Conto” agora é desenvolvida pelo menos uma vez por semana em cada turma de 1ª a 4ª série.

Fonte: Jornal União
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COMENTÁRIO: Aqui em Maringa temos Projeto Laptops sem licitação. Ou Projeto dedos ilícitos. As bibliotecas municipais são pequenas, sem atrativos. As bibliotecas das escolas são puro pó. Imagine se a elite gosta de leitores. Nem ela lê.

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