TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

No Brasiu: crianças são mercadorias de quinta categoria

Charge Mangabeira
Do BLOG da Glória, Leopoldina, Minas Gerais

Protesto de uma leitora no jornal (sobre a criança que teve os dedos das mãos cortados na porta da creche na Má-ringa).
"Que absurdo essas professoras alegarem que outra criança fechou a porta e prensou o dedo da menina. Imagine se outra criança teria tamanha força para bater uma porta a ponto de decepar o dedo da menina. E a diretora ainda concorda com essa historinha. Mas esse é o serviço público prestado no Brasil, funcionários de mal humor atendendo a comunidade como se fosse um favor. Espero que essa mãe entre com um processo judicial alegando maus tratos à criança."

NOTÍCIA DE HOJE
Bebê morre em creche na zona norte da São Paulo
Gabriel Santos Ribeiro, de sete meses, teve uma parada cardiorrespiratória no início da tarde de sexta-feira (25), enquanto estava na creche situada na Vila Gustavo, na zona norte de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o menino foi deixado na escola por volta das 11h pelo pai, que retornou para buscá-lo por volta das 14h.
Depois de esperar do lado de fora, o pai foi chamado às pressas para o interior da creche, pois seu filho não estava respirando. O pai pegou o filho que já estava arroxeado e levou ao Hospital Nipo-Brasileiro, onde os médicos detectaram a morte por parada cardiorrespiratória.
De acordo com o pai da criança, ela estava alegre, feliz e com bom estado de saúde ao ser deixada na creche. Ele afirma que deixou na creche a comida que o menino deveria comer, já que o que era servido na escola não fazia bem à criança.
De acordo com a Secretaria de Segurança, Gabriel estava no berçário e a funcionária só percebeu que ele não respirava quando foi trocar as fraldas, pouco antes de o pai chegar.
O corpo do menino foi levado ao IML (Instituto Médico Legal), onde foram realizados exames, incluindo o toxicológico. O resultado deve sair em 30 dias. O caso será investigado no 90º DP (Parque Novo Mundo). (Fonte: Folha Online, 26/7)

Quantas mortes em creches?
Com mais uma notícia recente de um bebê morto numa creche de São Paulo, resolvi fazer uma pesquisa no Google sobre mortes e outros episódios graves nesse local em que as crianças deveriam estar protegidas e não sendo machucadas e mortas. Deparei com notícias terríveis, como de uma funcionária que abusava sexualmente de dois bebês em Joinvile/SC (essa foi condenada a 10 anos de prisão). Seguem "algumas" notícias estarrecedoras:

Criança morre em creche - Muriaé/MG
Três crianças intoxicadas em creche, uma morre - Cataguases/MG
Mais duas mortes em creches - Gramado
Bebê de quatro meses morre em creche - São Leopoldo/RS
Polícia vai apurar morte em creche - Blumenau/SC
Morte de 12 crianças em creche pública - (2000) Uruguaiana?RS
Morte de Gabriela Kraes - Rio do Sul - SC
Criança leva 52 mordidas em creche - Piauí (assista ao vídeo)
Morte em creche municipal (2004) - Curitiba/PR
Menino cai do balanço e morre - São Sebastião
Criança perde ponta de dois dedos na creche - Maringá/PR
Abuso sexual em creche - Joinvile/SC
Criança morre com soda cáustica em creche - Camboriú/SC

Trecho de uma das notícias
"O que preocupa a polícia é que este não foi o primeiro registro de descaso em creches de Curitiba. Na semana passada, uma menina de oito meses foi esquecida pelos funcionários de uma creche e passou a noite sozinha. Ela foi abandonada porque os pais se atrasaram para buscar a criança e só conseguiram ver o bebê na manhã do dia seguinte por volta das 6h20."

A Chacina de Uruguaiana
Leiam o protesto do médico Lauro Monteiro Filho sobre as 12 crianças mortas no incêndio da creche em Uruguaiana. Ele chama atenção para "Dos 18 funcionários responsáveis por 117 crianças, só 4 estavam na creche e nenhum com as crianças que morreram. Clique aqui

Leia mais Creche: qual o limite da sua responsabilidade?

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois eh, estamos no estado de Barbarie. A vida humana nao vale nada, nesta esbornia que tem gente que insiste em chamar de Pais.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o caso das crianças de cataguases, veja vc q somente hoje, depois de dois anos, que começaram as audiencias de instrução de jugamento.

Dizem que a escola tem grande poder na cidade, pois lá estudava, na data dos fatos, a filha do delegado que presidiu o inquerito policial, o neto do Prefeito da Cidade, a neta de uma deputada estadual, filhos e filhas dos detetives que investigaram o caso... Moro em São Paulo, mas pelo que sei atraves de e-mail que recebo de alguns amigos que ainda moram em Cataguases é que as famílias das vítimas estão enfrentando uma barra para que os supostos culpados sejam todos julgados.

No site www.cataguasesemfoco.com.br vejo sempre notícias a respeito do caso.

Anônimo disse...

porque não fazem um levantamento para ver quantas crianças morrem no Brasil em casa junto aos pais, ou deixados com vizinhos?com certeza o número é bem maior...em cada instituição que atende mais de 100 crianças, acidentes acontecem. è preciso analisar os dois lados.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics