TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dinheiro faz cócegas nas mãos de anjo...


Duas perguntas apenas do Blog do Professor ROBERTO ROMANO AQUI

E sobre o jeitinho dos professores que fundam escolas privadas ao redor da USP e de outras, ficam duas perguntas:

1) o que faz, de fato, a Adusp, que não entra em contacto com o Ministério Público? (professor, não sei mais se o Ministério Público acompanha essa rede)

2) Onde estão, hoje, os que no PT e adjacências, defendiam com unhas e dentes a escola pública e de qualidade?
(estão no "puder")
Mistérios de estar no poder....Este amansa qualquer ferrenho defensor da ética.

Triste Brasil
O cidadão paga, os impostos são alocados na formação de professores e estes, bem, livres e soltos, ganham dinheiro. Triste Brasil.
São Paulo, terça-feira, 23 de novembro de 2010


Professores da USP criam graduação paga
Fundação dirigida por docentes ligados a curso público de administração vai cobrar R$ 2.200 mensais em nova turma

Sindicalista vê conflito ético; representante de entidade afirma que iniciativa fortalece universidade pública

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Criada por professores da USP (Universidade de São Paulo) para dar apoio à instituição, a FIA (Fundação Instituto de Administração) oferecerá a partir de 2011 um curso particular de graduação em administração, com mensalidade de R$ 2.200.
A novidade é criticada. Há o temor de que haja prejuízo ao curso público da USP, pois a maioria dos dirigentes e parte dos professores da FIA são da FEA (Faculdade de Economia e Administração), da universidade.
"Já há pouco comprometimento de alguns docentes com a nossa graduação. Há muitas faltas. Pode piorar, porque alguns deles também estão hoje na FIA", afirma Maíra Madrid, diretora do centro acadêmico da FEA.
O presidente do sindicato dos docentes da universidade, João Zanetic, sustenta que há um conflito de interesses na criação da faculdade privada.
"Por que os dirigentes da FIA que criaram curso que poderá ser até melhor do que o da FEA não fizeram o mesmo pela USP? A FIA fez nome em cima da USP. Agora ela cria um curso concorrente.
Há um problema ético", afirma Zanetic.

EXPERIÊNCIA
O diretor acadêmico da FIA, James Wright -que também é docente da USP- discorda das críticas. Para ele, a relação entre as instituições é benéfica à USP.
Segundo Wright, a maioria dos docentes mais bem avaliados da FEA nos processos internos da USP atuam também na FIA. "Professores adquirem experiência em empresas e depois repassam aos alunos." Ele diz que o próprio curso da FIA ajudará o da FEA. "O processo de gestão poderá ser usado na USP."

POLÊMICA
A fundação foi criada em 1980 para agilizar pesquisas e prestação de serviços feitas por docentes da FEA. Possuía até USP em seu nome. Depois, ganhou espaço com cursos de pós-graduação e extensão, todos pagos.
Parte dos recursos eram -e ainda são- revertidos para a faculdade da USP. Para o sindicato dos docentes, a fundação usava a marca e a estrutura da USP para atrair recursos. Depois dessa polêmica, em meados da década, a FIA decidiu retirar a USP do seu nome.

Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics