TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mada-kai?
















Madadayo: filme de Kurosawa. Lembrei-me dele ontem. Me perguntava, andando pelo Campus universitário, qual o sentido da vida de uma professora após mais de 26 anos de profissão, 34 anos de formada. A história de Madadayo ronda minha cabeça...

Em Madadayo (1993), todos os anos, um professor de literatura alemã aposentado, recebe a visita de seus antigos alunos para matar as saudades. Sentam-se com o professor como num ritual que o prepara para a morte, mas ao mesmo tempo, renova a vida. Bebendo e comendo juntos eles cantam: "Mada kai?" - pronto? - E o professor responde: "mada-dayo" - ainda não, eles terão que aguentá-lo por mais um ano.
Uma cena maravilhosa, para mim, é quando o gato do professor desaparece. Ele chora muito. Todos os alunos o ajudam a procurar o amigo gato. Sublime! Comovente ... A amizade do professor e seus alunos, a amizade com o gato formam a comunidade da vida.



O filme é baseado na história real do professor Uchida Hyakken, que se aposentou depois de 30 anos lecionando literatura alemã para se tornar escritor. Seu carisma e humor peculiar, conquistou o repeito e a amizade de seus alunos.


MADADAYO

Título Original: Madadayo
País de Origem: Japão
Ano: 1993
Duração: 134min
Diretor: Akira Kurosawa.
Elenco: Hisashi Igawa, Kyôko Kagawa , Tatsuo Matsumura, George Tokoro.

Um comentário:

Daliana Antonio disse...

e eu pensando em não continuar... rs anotar na agenda e assistir! bjo enorme!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics