TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 7 de agosto de 2011

Humilhação 1

Mafalda, Quino


Humilhação é um sentimento moral, fruto de uma relação assimétrica de comportamento depreciativo por parte de quem humilha, que fere a auto-estima de quem experiencia a experiência dolorosa de ser tratado com desprezo. Humilhar significa depreciar o outro, afirmar a posição inferior e subalterna do outro. A humilhação é um rebaixamento moral que afeta o bem estar psicológico, atinge o amor-próprio e viola os princípios de respeito e dignidade humana.


Eu poderia continuar a descrever a página 248 do livro SOBRE A HUMILHAÇÃO da Editora Federal de Uberlândia, do texto o respeito a si mesmo: humilhação e insubmissão, de Crhistina da Silva Roquette Lopreato, do Instituto de História da UFU, mas paro por aqui.


Quero apenas contar uma história de humilhação e insubmissão. Humilhação. Há meses, mais de 9 meses que solicito documentos aos adminsitradores de minha Universidade. Em particular um documento, solicitei 4 vezes à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá. Humilham-me deixando o silêncio se perpetuar. E isso porque o documento que solicito é afeto ao meu direito constitucional. Humilham-me. Não me dão resposta. Humilham-me. Não votei nessa administração. Nem na outra chapa. Não me humilho dando votos a quem não confio minha direção. Não gosto de ser tratada como criança. Não quero chupeta. Nem mamadeira. Quero o que me é de direito. os documentos que são afetos ao meu direito de defesa. A tática da humilhação não me convence. Não me humilha, mas me convence que há mais coisas debaixo desse reino do que eu possa supor.



E eu irei até o inferno para saber.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics