TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A ex-querda




Jornal O NORTE, João Pessoa, Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007

Avenzoar deixa o PT e critica dirigentesDESFILIAÇÃO Ex-deputado acusa o partido de não reservar mais espaço paraquem vive do trabalho e quem luta pelas causas sociais.


"O Partido dos Trabalhadores da Paraíba não tem hoje mais espaço para quem vive do trabalho e luta pelas causas sociais. É um ambiente para quem vive de renda. Então, eu hoje estou a procura de um espaço que seja coerente". Foi o que declarou o ex-deputado federal Avenzoar Arruda que entregou no final da tarde de ontem sua carta de desfiliação dos quadros do PT.Ele deixou claro que sua saída do PT não é um ato emocional, mas um ato racional, quevinha sendo avaliado, pensado e estudado há mais de dois anos. Avenzoar Arruda não poupou críticas a postura adotada pelos que comandam a legenda no Estado de não quererem apresentar candidatos, por exemplo, para concorrer a majoritária nas eleições do próximo ano.O parlamentar disse não acreditar muito em partido que não se interessa em lançar candidaturas próprias em processos eleitorais. "Conheço mil exemplos de partidos que não conseguiram sobreviver e se acabaram por não apresentar candidatos nos principais municípios da Paraíba", desabafou ele. Avenzoar entende que a sociedade, de um modo geral, precisa fazer uma autocrítica do processo recente da esquerda.Na carta de desfiliação entregue a Direção Estadual Avenzoar destaca, entre outras coisas, que "um socialista convicto tem muitas dificuldades em militar dentro de um partido que defende o capitalismo com algumas ressalvas". O ex-petista acredita que, agora, o PT ficará livre de um militante que insiste em incomodá-lo com idéias como igualdade social, método dialético, luta de classes, independência em relação aos partidos da classe dominante e outras tantas coisas incômodas ao senso comum partidário".Avenzoar ressalta , no documento, que "também ficará livre, ao mesmo tempo, para agir de acordo com sua consciência, sem precisar justificar questões que o incomodam como, por exemplo, um terceiro mandato para Lula, uma nova reforma da previdência que reduz direitos, uma política econômica que preserve interesse do capital financeiro nacional e internacional e o apoio às forças políticas conservadoras em troca de espaços fisiológicos".Na carta, ele lembra que sua "trajetória no PT foi sempre em defesa de um projeto independente para tentar tirar o povo da Paraíba de um atraso secular. O ex-deputado destaca, no entanto,"que isso não faz mais sentido para o partido". Ainda no documento, Avenzoar ressalta que "no PT de hoje não há mais espaços para quem não tenha condições financeiras de sustentar uma base mobilizável a qualquer tempo, a não ser para aqueles que aceitam essa situação como normal, democrática e digna para um militante, o que não é o meu caso".

SAIBA MAIS

Avenzoar Arruda não esconde o interesse de se filiar no PSOL. Ele comentou que sua filiação vai depender muito dos dirigentes e filiados da legenda. "O partido que eu apoio e simpatizo é o PSOL. Na próxima eleição estarei apoiando os seus candidatos", assegurou. O ex-deputado afirmou que ainda não definiu seu projeto político futuro e se pretende concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2010. Ele assegurou na carta de desfiliação que "vai continuar nos movimentos sociais,especialmente no movimento sindical, e que o ingresso em outro projeto de partido político, na sua concepção, é um instrumento fundamental, embora não único, do fazer político". Avenzoar enfatiza, no documento, "que não reconhece mais o PT e que há, entre ele e o partido, uma incompatibilidade político-ideológica. O PT mudou e deixou de ser o partido que eu ajudei a fundar no Estado e que eu conheci", finalizou.
Postado por Roberto Romano às 4:41 AM

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é o país dos ex, veja bem até o PSTU agora é ex-revolucionário.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics