TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Ser feliz é ... saber que os blogs estão à frente....

Blogs vencem o New York Times
Gosto muito, e já falei aqui, do Francis Pisani, um jornalista (independente) francês que mora "perto de San Francisco e do vale do silício", como ele mesmo se localiza em seu "a propos", e de lá manda seus artigos para o blog que mantém no Le Monde. Fazia tempo que não passava por lá. Pois hoje, casualmente, ele postou depois de andar afastado por, segundo se justificou aos webleitores, estar revisando seu novo livro sobre, claro, a internet.
Me chamou atenção o título: Blogs vs. New York Times.
Traduzi o texto que pode ser lido em seu original aqui.
"Os blogs são mais influentes que o New York Times. Este é a conclusão de uma comparação feita a partir dos artigos e das mais importantes notícias de 2007 publicados nos Estados Unidos. Inicialmente, é o resultado de uma aposta feita há cinco anos entre Dave Winer, um dos inventores e promotores dos weblogs, e Martin Niselholtz, responsável pelas edições eletrônicas do New York Times. Winer escreveu, em 2002, que, quando se fizesse uma procura no Google "sobre as cinco palavras ou frases que representariam as cinco informações mais importantes de 2007, os blogs estariam mais bem colocados que o site do NYT.
"A aposta foi registrada junto à Long Now Foundation de San Francisco, especializada em tudo que disser respeito a futuro, incluindo um relógio capaz de registrar 10 mil anos. O resultado oficial foi publicado por esta fundação faz alguns dias: os blogs realmente estão à frente.Mesmo que tenha lamentado a formulação um pouco vaga da frase de Winer, a instituição decidiu pesquisar os acontecimentos mais importantes do ano passado, na atualidade americana, na lista dos jornalistas da Associated Press e que fizeram referência sobre o massacre da Universidade Virginia Tech, a crise das hipotecas, a guerra do Iraque, o preço do petróleo e as exportações chinesas.
Os blogs ganham em todas as categorias, exceto nos temas hipotecas e subprimes. Procedendo de uma maneira um pouco diferente, Roger Cadenhead chegou a resultados parecidos mas enfatizando que o verdadeiro vencedor de hoje em dia (sem levar em conta onde a aposta foi registrada) é a Wikipedia.Seja como for, a previsão de Dave Winer era que, em 2007, nós teríamos mais confiança nos amadores que nos profisssionais do NYT para nos informar sobre os assuntos mais importantes.
"Para quem não sabe (e ninguém tem obrigação de saber nada, ou tudo), David Winer, com seu espaço comemora, em abril próximo, onze anos ininterruptos de blogagem. Foi pioneiro no uso de muitas das tranqueiras hoje indispensáveis na web. E é "obameiro" declarado.E, acrescento eu, apesar de todo o lixo virtual que se espalha mundo afora, tem muita gente fazendo mais jornalismo nos blogs do que articulistas em seus jornais. E mais: até sem ser jornalista.

3 comentários:

Scliar disse...

Quer dizer que estamos assim, PODEROSAS??? KKKK Com tanto poder, eu qué meu cartão corpo-r-ativo. Quem sabem com um cartão assim, ativo o corpo e me mecho um pouco? Bzus.

Anônimo disse...

DENUNCIA - Esta ocorrendo uma violenta sessão de tortura no cadeião de Maringá. A pessoa envolvida no assassinato do carcereiro de Sarandi provavelmente amanhecerá morto de tantas pancadas.
Parece que um crime justifica outro pior ainda!

Inconformado disse...

É isso aí Marta. Vamos à forra. Já somos uma guerrilha!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics