TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Na Má-ringa, interpretações do mesmo tema: os laranjas.

Laranjas, para quem não é do Brasiu, são pessoas que emprestam o nome para outros. Pode ser para negócios políticos, econômicos... Na Má-ringa o laranja da vez é o deputado Dr Batista. Dr porque é médico. Ou douTô, como dizemos, nós, os caipiras. Trouxe do Blog do Rigon as interpretações da "can-didatura" da homem. É interessante ler.
Vejam a interpretação do Rigon:

A votação de Batista em Maringá
Como curiosidade, levantei o desempenho de dr. Batista (PMN) em Maringá, em eleições diferentes. Nas eleições municipais de 2000 ele fez 39.281 votos (foi para o segundo turno); em 2004, não conseguiu passar do primeiro turno (por causa de maldades feitas pelos Barros), conquistando 37.557 votos.Nas eleições para deputado: em 1998, pelo PTB, fez 17.786 votos; em 2002, pelo PSDB (dobrando com Balbinotti), fez 20.126; em 2006, pelo PMN (dobrando com Ricardo), fez 18.821 votos. Nas duas primeiras ele tornou-se suplente, na terceira, foi eleito.
******
O Rigon faz um percurso da luta do Doutô a cada 4 anos. São anos de espera para chegar ao "puder". De 1998 a 2006, o doutô deu milhões de palestras pela região, aguentou chacota de muitos, pois ele é um tipo diferente de pessoa ... deve ter comido o pão que o diabo amassou para se tornar deputado. Não é pena do homem, não, gente, é uma constatação. Se ele se submeteu a isso, deve gostar, sei lá. Agora, eis que o diabo lhe oferece pão! E ele aceita. Sai como candidato laranja, candidato de fachada, de vitrine ... Mas, sai. Terá "querosene", afirma o jornalista maringaense, Milton Ravaganani, que interpreta o Dr Laranja de outro modo. Vejamos:
Eleitorado crescente
De Milton Ravagnani: A candidatura de Batista é de fachada? Claro que não. Com um eleitorado cativo (“costurado”, como ele gosta de repetir) e densidade crescente, o deputado chega à terceira disputa à majoritária consecutiva com uma eleição para a Assembléia no meio delas. Seu eleitorado é crescente. Privilegiado com o segundo maior tempo de TV (alguma coisa perto de sete minutos) dentre os concorrentes, tem querosene para queimar.
***********
Como a democracia é saudável! Poder ler duas interpretações e fazer a sua é a melhor das conquistas da democracia. Nessa segunda opinião, temos uma fé no homem Dr. Mas, o cativo eleitorado não é crescente: o Doutô teve em 2000, 39.281 votos. Em 2004, 37.577 votos. Em 2006: 18. 821 votos. Não cresceu. Tem querosene para queimar: dim-dim e tempo na TV, mas tem também a estampa de laranja. Vencerá com esta cor laranja?

Um comentário:

Anônimo disse...

O Miltinho eh uma piada, assim como o Dr. Laranja, que jah era uma piada como medico.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics