TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abutres, ôps, digo senado


Imagem: é o que me vem quando leio notícias como a abaixo. Senadores comem a comida das criancinhas.

Senado nega irregularidades na publicidade de 36 atos secretos
MÁRCIO FALCÃO da Folha Online, em Brasília
O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), negou nesta sexta-feira que a Mesa Diretora tenha cometido irregularidade por não mandar publicar a ata da reunião que tornou validos 36 atos secretos. Segundo ele, houve um atraso na publicidade da decisão que foi motivado pelo intervalo entre as duas reuniões da Mesa.
Heráclito afirmou que, pelas normas internas do Senado, como a decisão foi tomada na reunião do dia 20 de agosto, a ata deveria ter sido aprovada na reunião seguinte da Mesa --que ocorreu no dia 27 de agosto-- e mandada à publicação.
Senado se vale de ata secreta para validar 36 atos secretosSarney diz que Senado retoma posição de "protagonista do processo legislativo"Senado emprega servidores que acobertaram funcionário que recebia mesmo preso
Ele não soube precisar o prazo para que a ata tivesse recebido publicidade. "Prazo tem, não tem é pressa", afirmou.
Após essas duas reuniões, a Mesa só voltou a se reunir nesta quinta-feira. "A ata só foi aprovada na sessão seguinte. Não há nada de ilegal. O que aconteceu é que demorou muito tempo de uma reunião para outra. Agora, são atos que a Mesa não podia deixar de convalidar. Foi uma falha administrativa que precisa ser corrigida porque a decisão tinha sido tomada e as medidas já estavam em vigor", afirmou.
O primeiro-secretário disse que vai cobrar explicações do diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, sobre os motivos da não publicidade da ata. "Não houve omissão dele [Tajra]. Pode ter havido problema na divulgação. Isso não significa desvio de rota ou fuga de transparência", disse.
A Folha Online procurou o diretor-geral para comentar a denúncia, mas a assessoria informou que ele estava em reunião e não poderia receber a reportagem.
Segundo Heráclito, as 36 medidas ainda serão submetidas ao plenário porque tratam de criação de cargos e aumento de gastos. Ele ironizou as cobranças dos jornalistas em relação à falta de publicidade.
"Acho que vocês estão fazendo tempestade em um copo d'água. Está faltando assunto. Vocês querem que a crise volte ao Senado. Vocês criaram um problema que não existe. O Senado está cumprindo o que tem que ser cumprido. Nós estamos publicando, mas isso demanda tempo", disse.
Reportagem da
Folha revelou hoje que, por meio de uma ata não publicada até ontem, o Senado validou 36 atos secretos da Mesa Diretora usados para criar cargos, diretorias e até para reajustar a verba indenizatória de R$ 12 mil para R$ 15 mil.
Em junho, uma comissão de sindicância identificou 663 atos administrativos que não foram publicados.
Desse total, 36 são atos da Comissão Diretora, os mais importantes porque só entram em vigor se forem assinados pela maioria dos sete integrantes da Mesa Diretora --colegiado atualmente presidido por José Sarney e integrado por seis senadores.
Num primeiro momento, Sarney determinou a anulação de todos os 663 atos. No dia 6 de agosto, foi convencido a voltar atrás em relação aos atos da Mesa Diretora. O diretor-geral argumentou para o presidente que só a Mesa poderia anular os atos tomados pelo colegiados.
Na maioria dos 36 atos, a Mesa Diretora trata de aumento de despesas, como criação de cargos e diretorias. Nesse caso, eles teriam de ser aprovados em plenário por meio de projetos de resolução. Havia promessa de que isso seria feito, principalmente porque a Mesa queria dividir com todos os senadores a decisão

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics