TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Grata, Léo! Penso que compreendi o lance....


léo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Hoje eu acordei assim...."
Há um princípio em psicologia que pode ser entendido desta forma: "O nosso estado psicológico atrai as circunstâncias". Dito assim, estamos onde estamos e convivemos com o meio que nos é próprio. Chato, não? Mas é difícil contestar esse princípio. Falsos argumentos para derrubá-lo existem, mas a existência deles está vinculada à nossa ignorância por nós mesmos. A natureza nos dotou de cinco sentidos para interagir com o meio, mas não nos deu aquele que permitiria nos perceber e assim podermos nos conhecer como agentes. Julgamo-nos dotados de virtudes que, numa análise mais profunda, não a temos. Mas é muito mais conveniente ver o que está errado fora do que enxergar o que está equivocado dentro. A idéia de consertar o mundo através do controle das pessoas é antigo e, provavelmente, nasceu dessa visão torta que temos sobre nós mesmos. O mal sempre está no próximo. Não é curiosa a frase atribuida à Jesus que afirma ser mais importante o Reino de Deus e sua justiça sendo que o mais nos será acrescentado?
Na medida em que consigamos controlar nossa ignorância e consequente animalidade como passaremos a nos comportar diante das inevitáveis circunstâncias? Qual a razão dos sábios procurarem a verdade senão para agir com consciência? O primeiro impacto desse difícil aprendizado que é a auto-observação é concluir, com muita dor, que não temos consciência.
Sócrates sacou isso ao afirmar que o homem somente comete o mal por ignorância, pois a virtude e a sabedoria são inseparáveis.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics