TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nós, os professores!


Pois é! Estou trabalhando com tutores do ensino a distância. Isso acontece também no presencial. O que? Ministro a disciplina "Trabalho Monográfico ou TCC, Trabalho de Conclusão de Curso". Todos querem um tema para re-escrever. Estou cá com meus botões.
Pede uma tutora um pitaco sobre o tema segurança na escola. Seu aluno é sargento e pensa em tecer sua monografia sobre SEGURANÇA.
Resposta:
Segurança na escola.
A segurança policial deve ser externa à escola. Na escola temos nossas regras que deveriam dar conta da educação das crianças. Por que a polícia deve entrar na escola e punir ou vigiar as crianças mais pobres. Por que o sistema policial persiste no erro de enfrentar as vítimas? Efetivamente é tema delicado.
SUGESTÃO ao seu aluno: estudar a organização das escolas no Brasil. sabemos que as salas deveriam ter no máximo 30 crianças e colocamos 45. Até início do século as escolas brasileiros tinham turno único; ficavam o dia inteiro na escola. Com o crescimento do número de alunos, os políticos (governadores, presidentes, vereadores etc) fizeram a escola de quatro turnos. Encheram a escola de crianças como se fosse um depósito de seres humanos. Então, a escola, é claro, passou a ter problemas. AINDA outra dimensão: os métodos de aula são os mais arcaicos, rudimentares. As acrianças e adolescentes encontram coisa melhor para fazer do que ficar em um local tão defasado, tão arcaico.
SUGIRO para leitura:
Vigiar e punir do Michel Foucault; Lauro de Oliveira Lima a escola brasileira, Mauricio Tratenberg.

********************************
Outra tutora solicita:
A Psicomotricidade usada como Recurso ao Deficit de Atençao e Hiperatividade.
Resposta:
É um tema difícil. Por que? Onde temos alunos com deficit de atenção? Todos têm? Se todos ou muitos alunos têm deficit de atenção ENTÃO, o problema não é deles. É da escola. Dos métodos de aula.Todos alunos são hiperativos? Se todos são, o problema é investigar a escola e não os alunos.
Penso que estes temas são mais apropriados para a psicopedagogia e com muito estudo e dedicação.
*****************************
Outra solicitação:
Como Trabalhar com Portadores da Sindrome de Asperger em Sala de Aula.
Resposta:
NOSSAAAA! Quem quer fazer trabalho sobre isso? Será que , AGORA, todos qurem dizer que seus alunos são autistas? Não concordo com temas deste porte e tema. Penso que isso parece ser a cabeça medicalizada dos professores em encontrar doenças nas crianças.
*****************************
Outra:
A importância da leitura de fábulas para as séries iniciais do Ensino Fundamental
Resposta:
Está bem delimitado. Como a aluna faria esta pesquisa? Ela tem duas opções (pode ter mais, mas vejo agora duas). Ou faz um levantamento muiito bom dos estudos sobre isso. Ou faz uma pesquisa teórica e empírica (ou seja executando o projeto com as crianças) ATENÇÃO: que as fábulas não sejam para passar lição de moral nas crianças, hein!
*****************************
Outra:
Indisciplina
Resposta:
Indisciplina é o prato preferido de muitos trabalhos de TCC ou artigos pelo professores. Por que? Porque os professores estão mais preocupados na disciplina das crianças do que em outras dimensões que são da aprendizagem.
Sempre fico apreensiva quando os docentes indicam este texto. Parece medicina curativa. Querem "sanar" este problema na sala de aula. Mas, pergunto:
- Por que os alunos são indisciplinados?
- As metodologias de ensino que nós, professores, usamos motivam nossos alunos à aprendizagem?

O que um psicanalista diria:
Um tema escolhido tem a ver com as dificuldades do professor. O professor é disciplinado? Quero dizer: Nós, professores, estudamos para dar aulas aos nossos alunos? Preparamos as nossas aulas? Levamos coisas fora do livro didático? somos carinhosos com nossos alunos? lemos para nos instruir? Ou chegamos à escola sem um mínimo de espírito crítico?
*****************************************
Estou gostando da conversa!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics