TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lição brazilera:

Texto e fotografia do Blog de Fernando Rabelo, RJ, fotógrafo (via blog do Noblat)

© Foto de Lauro Cabral de Oliveira. Lampião e mais dez cangaceiros, entre os quais Maria Bonita foram todos decapitados e suas cabeças foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema, Sergipe. 1938.

Essa fotografia foi feita em 28 de julho de 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe. Lampião foi morto por um grupamento da polícia militar alagoana chefiado pelo tenente João Bezerra, juntamente com dez de seus cangaceiros, entre os quais se encontrava sua companheira, Maria Bonita. Foram todos decapitados e suas cabeças levadas como comprovante de suas mortes, foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema. De lá foram conduzidas a Maceió e depois para Salvador. Foram mantidas, até a década de 1970, como "objetos de pesquisa científica" no Instituto Médico Legal de Salvador.
********************************
COMENTÁRIO:
Conheci esta foto pequena, com 6 anos de idade. Década de 60. Meu pai comprava revistas como a Manchete. Fiquei chocada. Lição de meu pai: no Brasil quem reclama do governo é decapitado. ENTENDI. Quem luta, perde. Viva o conformismo. Quem quer ser decapitado, não é?
A fotografia intimida. Propõe seu silêncio onde quer que você esteja. Não grite, não berre. Seja amável com seus algozes. Se puder ponha uma faixa agradecendo-lhes por fazer o asfaltamento de seu bairro. Que DEUS abençõe nossos chefes.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics