TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 7 de março de 2010

Loucoléxico!


Como me disse o Balestra o Pequeno dicionario do desentendimento humano pode se chamar também de louco léxico. Aliás, Balestra amigo, você é advogado, não? Entende de assédio moral, não?



"Personalidade manipuladora" (cap-tirado do BLOG Utópico)

Observa atentamente os outros, com o intuito de detectar as suas fraquezas e fragilidades, de forma a utilizá-las em seu próprio benefício, é característica essencial de um verdadeiro manipulador.

Aqueles que têm este tipo de personalidade, usam sistematicamente a desvalorização e a crítica, mais ou menos dissimuladamente, segundo as circunstâncias; não têm qualquer respeito nem cuidado com os sentimentos alheios e têm como única preocupação reverter todo o tipo de benefício a seu favor.

Calculista, frio, velhaco, dissimulado, cruel, sem sentimentos genuínos de verdadeiro afecto, eis o retrato do manipulador.

Esta forma de actuar, velha como o mundo, mas cada vez melhor identificada pelos especialistas de psicologia comportamental, tem origem num imenso desejo de obter poder sobre os outros, como forma de compensar abandonos de toda a ordem, sobretudo psicológica, que dão origem a falhas narcísicas graves.

Por irónico que pareça, os manipuladores escondem uma enorme fraqueza e vulnerabilidade. Nem sempre consciente e inteligente, a maioria dos manipuladores não tem a menor ideia do desgaste e do sofrimento que causam nos outros.

Há, no entanto, uma minoria de manipuladores que, esses sim, sabem bem o que estão a fazer, limitados na inteligêcia têm prazer em manobrar e fazer sofrer as suas vítimas. Dependuram-se sempre em alguém para obter apoio para usar o mal em nome do bem sem consciência do que faz.
Confundindo os seus interesses com a própria justiça. Tudo o que não os envolve é injusto.

São pessoas com medos que os fazem avaliar a suas presas ao longe tirando ilações erradas, desconhecendo-as completamente.

"E nem sempre é fácil fazer-lhes frente, sabendo nós das suas múltiplas fraquezas."

Vivem centrados na propria pessoa num ninho de conflitos sociais, convencidos do contrário.

publicado por afernande

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics