TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 23 de março de 2010

Loucoléxico...


Julio Cortazar e seu gato.

Vi essa foto do Cortazar. Lembrei-me de um dos meus livros favoritos: Histórias de Cronópios e Famas.
Cronópios são essses seres errantes. Nunca fazem reserva em hotel quando viajam e, por isso, nas férias na praia ficam na chuva. Famas. Talvez o nome já diga: fama. São os seres bem diferentes dops cronópios. Arrumadinhos. fazem esquemas de tudo. Gostam do poder. E no livro há as Esperanças.
Além dos três seres esquisitos, parentes dos homens, o livro traz um Manual de Instruções com uma série de prescrições para nós:
- como jogar um fio de cabelo pelo ralo da pia e seguir sua trajetória esgoto abaixo (lembrem-se de dar um nó em seu fio de cabelo para não confundi-lo com outros fios de outras cabeças);
- como matar formigas em Roma;
- como ensinar alguém a chorar;
- como sentir medo;
- como dar cordas em relógio....
O livro é tão bom, tão fascinante! A gente se vê nos pequenos seres. Gosto mais dos cronópios. Ah, foi escrito entre 1954-1959, creio.
É um livro bom de ler quando se está infestado por muitos famas.
************************************

INSTRUÇÕES PARA SUBIR UMA ESCADA

[…]

As escadas se sobem de frente, pois de costas ou de lado tornam-se particularmente incômodas. A atitude natural consiste em manter-se em pé, os braços dependurados sem esforço, a cabeça erguida, embora não tanto que os olhos deixem de ver os degraus imediatamente superiores ao que se está pisando, a respiração lenta e regular. Para subir uma escada começa-se por levantar aquela parte do corpo situada em baixo à direita, quase sempre envolvida em couro ou camurça e que salvo algumas exceções cabe exatamente no degrau. Colocando no primeiro degrau essa parte, que para simplificar chamaremos pé, recolhe-se a parte correspondente do lado esquerdo (também chamada pé, mas que não se deve confundir com o pé já mencionado), e levando-a à altura do pé faz-se que ela continue até colocá-la no segundo degrau, com o que neste descansará o pé, e no primeiro descansará o pé (Os primeiros degraus são os mais difíceis, até se adquirir a coordenação necessária). A coincidência de nomes entre o pé e o pé torna difícil a explicação. Deve-se ter um cuidado especial em não levantar ao mesmo tempo o pé e o pé.)

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics