TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Loucoléxico...


A PERSONALIDADE AUTORITÁRIA:

estudos frankfurtianos sobre o fascismo



Por Iray Carone
endereço para continuar lendo: antivalor2.vilabol.uol.com.br/textos/outros/carone.htm


Há inúmeros artigos e livros de frankfurtianos sobre a questão do fascismo, escritos especialmente por Adorno, Horkheimer, Lowenthal e Guterman, durante o exílio norte-americano, dos anos 30 aos 50. Vejam bem : os autores não estavam se referindo ao fascismo de Estado, tal como surgiu como uma ideologia política totalitária, anti-semítica, nacionalista, militarista e de extrema direita do regime do III Reich na Alemanha ou do regime de Mussolini na Itália. Eles se debruçaram sobre os traços fascistas ou sobre a mentalidade fascista presentes, de forma visível ou subterrânea, nas sociedades modernas democráticas, tal como os Estados Unidos da América do Norte. Além disso, se preocuparam em : (1) descobrir os traços essenciais e históricos do fascismo latente de cidadãos comuns, não participantes de organizações fascistas, e (2) analisar panfletos e elocuções radiofônicas de agitadores fascistas, ou seja, de militantes e líderes de organizações fascistas.

Os estudos sobre o fascismo latente se encontram em A Personalidade Autoritária : estudos sobre o preconceito; aqueles sobre os agitadores se encontram em vários artigos e livros de Adorno e Horkheimer, Lowenthal e Guterman, aos quais nos referiremos mais adiante. De um ponto de vista científico, os primeiros versam sobre as predisposições psicossociais para o fascismo, de modo não muito consciente por parte dos sujeitos; os segundos versam sobre as técnicas psicológicas recorrentes dos líderes fascistas, usadas para a formação e manipulação das massas

Um comentário:

Andréia disse...

Oi Marta...
sou de Maringá, sou funcionária da UEM e, apesar de conhecer muito o seu nome, este é meu primeiro contato mais "direto" contigo... adorei... agora, estarei sempre por aqui... um abraço!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics