TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 20 de março de 2010

O petróleo não é nosso....

18/03/2010

Da Mary, Blog A feminista, http//:beauvoriana2.zip.net

Eu não estou entendendo nada dessa discussão do pré-sal. E decerto que o projeto do Ibsen Pinheiro deve ter um monte de problema. Mas pra mim SEMPRE foi tão óbvio que os estados do sudeste tem que bancar uma parte do desenvolvimento do norte e nordeste. Pra mim sempre foi tão palavra de ordem e motivo de passeata que a FIESP tinha que deixar de ser cuzona e mandar dinheiro pra Paraíba. Eu já percebi. Que os paulistas são os mais auto-críticos do Brasil. Porque são mais ricos e daí bate a culpa etc. Pode até ser. Mas nunca pensei que a intelligentsia carioca fosse ser tão bairrista e mesquinha. Na Folha, todo mundo choramingando por conta de Olimpíadas e Copa do Mundo. E eu entendi que o Ibsen quer mudar toda a lei de royalties e tal. E eu sou a favor, claro. Menos se o petróleo for encontrado na Paraíba. Que aí eu torço pra ficar tudo entre paraibanos mesmo. É assim que funciona. O Ibsen lança a lei. O Crivella é contra. E toda essa gente bonita e progressista e estudada do Rio de Janeiro fica CONTRA o Crivella e a favor dos nordestinos que passam fome lá na seca. E junto com todo o Brasil, lançam a campanha pré-sal para um país mais justo. E etc. O rumo que a coisa tomou é totalmente descabido. A discussão, hoje, tem que ser a respeito de como o estado do RJ vai repor o que vai perder com os royalties que já existem e ver se coloca prazo e tempo e etc. Que o dinheiro do pré-sal tem que ser investido nas regiões mais pobres é totalmente indiscutível. Ah. Quanto a lei do Zé Serra. Que o ICMS do petróleo é pago onde ele é consumido. Lei véia que o povo desenterrou pra discutir. Eu sou contra também. Ué. Acho que tá mais que clara a minha posição a respeito de pra onde deve ir dinheiro de petróleo. Pra Paraíba. Etc.



Um comentário:

Fábio Mayer disse...

A questão é que existe a regra atual, que beneficia os estados produtores. Esta regra, segundo a intenção do governo, seria complementada (sem ser revogada) por outra, que trataria apenas dos recursos do pré-sal.

No entanto, o Congresso Nacional descobriu que os recursos do pré-sal nas prefeturas e estados só começarão a pingar lá por 2015/2016 e, claro, os deputados fisiológicos queriam colocar recusos JÁ nos seus currais eleitorais.

Daú usaram o discurso estúpido do inimigo: o RJ é inimigo do Brasil porque concentra os recursos do petróleo (não do pré-sal) logo, vamos tirar AGORA essa mordomia e distriubuí-la para orefeitos corruptos do país inteiro e ainda por cima, usar isso para conseguir uns votinhos nas eleições de 2010.

Trata-se de mera demagogia. O RJ ecebia os recursos mediante uma Lei,à que tem direito adquirido por sinal.

O petróleo explorado hoje deveria ter a regra mantida ou no máximo, alterada gradualmente. O Pré-Sal teria a regra beneficiando o país inteiro desde o início.

Mas preferiranm roubar o RJ e pouco se lixar para as contas púbnlicas de lá, para fazer demagogia.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics